Acompanhe

PSDB-Mulher do CE mobiliza mais de 100 lideranças de 60 municípios do estado

Na esteira dos debates preparatórios para o IV Congresso Nacional do PSDB, marcado para o dia 7 de dezembro próximo, a presidente do PSDB-Mulher do Ceará, Maria de Jesus Carvalho Bertoldo, promoveu nesta sexta-feira (22) o Fórum Por Mais Mulheres em Fortaleza, que reuniu mais de 100 lideranças de 60 municípios do estado.

O evento contou com a participação da coordenadora do PSDB-Mulher Nacional no Nordeste, Iraê Lucena, que fez uma palestra sobre “Os desafios da Mulher nas Casas Legislativas”. Iraê compartilhou com as lideranças cearenses femininas sua experiência em quatro mandatos consecutivos como deputada estadual da Paraíba.

Antes de Iraê, a ex-deputada constituinte Moema São Tiago (CE) abriu o encontro do PSDB-Mulher com um depoimento sobre a violência política sofrida até hoje pelas mulheres que ousam ingressar neste universo ainda excessivamente masculino.
Sob a ótica feminina

Divididas em dez grupos, as tucanas do Ceará discutiram os dez temas definidos pelo IV Congresso Nacional do PSDB sob a ótica feminina. Desse debate saíram inúmeras propostas, desde a priorização da educação na primeira infância, fase em que as crianças absorvem mais todo tipo de informação, que asseguraria às mães tranquilidade para trabalhar, até a defesa do fim da estabilidade para o funcionalismo público, medida polêmica que não obteve o apoio unânime do público presente.

Eleições 2020

Diante da proximidade das eleições municipais, a jornalista Adriana Vasconcelos, cuja a empresa AV Comunicação Multimídia presta consultoria e assessoria ao PSDB-Mulher Nacional, foi convidada a falar sobre “A inserção da Mulher no Poder e na Era Digital”, despertando a curiosidade de várias pré-candidatas presentes.

O encontro do PSDB-Mulher do Ceará contou ainda com a participação da deputada estadual Fernanda Pessoa, das vereadoras Emília Pessoa (Caucaia), Lúcia Aquino (Senador Pompeu), Sheila Diniz (Acopiara), Cleubia Cordeiro (Guaiuba) e Sônia Paiva (Santa Quitéria), além da presidente nacional da Juventude Tucana, Júlia Jereissati.

A presidente do Tucanafro do Ceará, Raquel Lourinho, também marcou presença no encontro do PSDB-Mulher, assim como o representante do Instituto Teotônio Vilela no estado, o ex-deputado federal Raimundo Gomes de Matos.
Por mais mulheres na Política

Em discurso entusiasmado, presidente do diretório municipal do PSDB Fortaleza e pré-candidato a prefeito da capital, Carlos Matos, destacou o papel estratégico das mulheres na renovação dos partidos políticos. “É fundamental que as legendas criem ambientes mais arejados para que a diversidade se estabeleça. Estamos a menos de um ano das próximas eleições municipais e o PSDB tem a preocupação em atrair mais mulheres para a política, como forma inclusive de amplificar o debate sobre assuntos de importância para a sociedade atual”, destacou o dirigente tucano.

Para a presidente do secretariado estadual do PSDB-Mulher Ceará, o aumento da representação feminina na política é fundamental para corrigir um desequilíbrio flagrante que existe tanto no Executivo, quanto nas Casas Legislativas. “Somos 52% do eleitorado, mas ainda conquistamos somente 11% dos cargos eletivos. Precisamos melhorar a eficácia desse modelo de proteção jurídica à participação da mulher na política”, afirma Jesus Bertoldo.

A ex-vice-prefeita e atual primeira-dama no município de Horizonte, Vânia Dutra, aproveitou o encontro para cobrar a inclusão das mulheres nas tomadas decisão do partido. A advogada Renata Fonseca encerrou o evento com uma palestra sobre “As eleições 2020 e as normas eleitorais”.

*Texto de Adriana Vasconcelos.