Notícias

Mara Rocha e Edna Henrique integram Frente Parlamentar do Brics

Deputadas federais Edna Henrique e Mara Rocha/ Foto: Arquivo Pessoal

As deputadas federais Edna Henrique (PB) e Mara Rocha (AC) integram a Frente Parlamentar do Brics  – grupo de países que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – cuja 11ª Cúpula foi realizada nos últimos dias com a presença do presidente Jair Bolsonaro e chefes de governo dos quatro outros países.

“Muito honrada em ser convidada a integrar a Frente Parlamentar do Brics”, disse Mara Rocha. “Uma frente parlamentar de grande importância que tem como objetivo a integração parlamentar, econômica e cultural entre o Brasil, a China [maior parceiro comercial do agronegócio brasileiro] e os outros países que integram o Brics.”

Os chefes de governo do Brasil, da Rússia, da Índia, da China e da África do Sul se reuniram, em Brasília, nos últimos dias 13 e 14, para a 11ª Cúpula do Brics. O bloco de países emergentes representa cerca de 42% da população mundial e 18% do comércio.

Coesão

Os deputados foram convidados a participar de diversos encontros no período para aumentar a cooperação entre os países. O deputado Fausto Pinato (PP-SP) é o coordenador da Frente Parlamentar do Brics.

Durante este ano, o Brasil foi o presidente do Brics. Norberto Moretti, secretário de Política Externa Comercial do Itamaraty, citou questões relacionadas à tuberculose como exemplo de avanço nas negociações.

Outras prioridades foram a cooperação em ciência, tecnologia, inovação e economia digital; e o aprofundamento das parcerias no combate ao crime organizado, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas.

*Com informações das redes sociais da deputada Mara Rocha (AC) e da Agência Câmara.