Notícias

Mara Gabrilli defende prisão em segunda instância

Fachada Supremo Tribunal Federal

A senadora Mara Gabrilli (SP) defende a prisão em segunda instância como garantia de Justiça. O Supremo Tribunal Federal (STF) retomará o julgamento na quinta-feira (7). Até o momento o placar é de 4 a 3 a favor da detenção em segundo grau de Justiça. Faltam votar os ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello e Cármen Lúcia. O voto decisivo será do ministro Dias Toffoli, presidente do STF.

“Ao defender recentemente a prisão em segunda instância, o ministro Luís Roberto Barroso mencionou situações em que o réu é condenado e passa vários anos em liberdade. Muitas vezes sequer chega a ser preso”, disse.

Mara Gabrilli acrescentou que “Como bem lembrado por ele, a Justiça brasileira parece estar mais preocupada com quem comete o crime e não com quem é vítima dele”.

Para a senadora, se o STF voltar atrás e alterar o entendimento sobre a prisão após condenação em segunda instância, o resultado será negativo. “Abriremos as portas não só a bandidos, mas também àqueles que tiraram da vida de muitos brasileiros, como os condenados da Lava Jato”, disse.

Mara Gabrilli acrescentou que: “Voltaremos a tempos tenebrosos, em que o poder tudo pode, privilegiando aqueles que têm dinheiro e podem pagar por sua liberdade. E tudo isso com a anuência da nossa Justiça, que deveria de fato ser igual para todos”.

*Com informações do jornal O Estado de S. Paulo.