Acompanhe

PSDB-Mulher promove III Seminário de Capacitação com foco em Gestão Municipal

De olho nas eleições municipais de 2020, o PSDB-Mulher em parceria com a Fundação Konrad Adenauer (KAS) e o Instituto Teotônio Vilela (ITV) deram início nesta quinta-feira (31) ao III Seminário de Capacitação – Gestão Municipal: Mulheres em Destaque. Pelo menos 50 lideranças femininas assistiram as palestras do primeiro dia de curso, com o compromisso de multiplicar o conteúdo apreendido em seus respectivos estados.

Para facilitar a ação das lideranças multiplicadoras de conhecimento, a presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, decidiu transformar esse III Seminário de Capacitação em um Curso de Ensino à Distância, para garantir que um número maior de filiadas tenham acesso ao treinamento.

Número de eleitas

Com a mesma estratégia adotada em 2018, que garantiu um aumento de 60% na bancada feminina do partido na Câmara e de 33% nos estados, o PSDB-Mulher mais uma vez está investindo na capacitação com o objetivo de eleger mais mulheres nas eleições de 2020.

“Como dizia Simone de Beauvoir, nós não estamos aqui para tirar o lugar dos homens, mas para mudar o mundo. No próximo ano, deveremos ter cerca de 12 mil tucanas deverão se candidatar nas eleições do próximo ano e nosso sucesso vai ser medido pelo número de mulheres eleitas. Nosso objetivo é aumentar o número de mulheres na política, daí a importância do papel dessas multiplicadoras. Não seremos nada se não amentarmos o número de mulheres na política e de eleitas”, destacou Yeda Crusius.

Brasileiros

A presidente nacional do PSDB-Mulher aproveitou a oportunidade para convocar as tucanas para avaliarem uma sugestão do ex-deputado Luiz Carlos Hauly, do Paraná, que sugere que o partido troque seu nome para Brasileiros. E apresentou um painel usado durante a gravação de um programa de debates do segmento com o nome PSDBrasileiras.

Logo em seguida, a fonoaudióloga e fundadora do Clube da Fala, Laila Wajntraub, fez sucesso entre as participantes do seminário com duas horas de dinâmica sobre “Comunicação Política: Estratégias de Argumentação e Retórica”.

Superação da Pobreza

Doutora PHD em Educação, Wanda Engel, entusiasmou a plateia com sua palestra sobre Políticas Sociais de Superação da Pobreza e Desigualdade. Ex-ministra de Assistência Social do governo de Fernando Henrique Cardoso, foi ela que comandou a criação do Cadastro Único das Famílias Pobres, que viabilizou a integração da Rede de Proteção Social, embrião do Bolsa Família.

Ao mencionar seu trabalho como diretora do Instituto Synergos no Brasil, organização que atua na área de Parcerias Multissetoriais e Agenda Social 2030, e que teve a função de Organização Estruturante do Pacto pela Educação do Pará, Wanda Engel foi surpreendida por um emocionante depoimento da indígena Michelli dos Santos, do PSDB-Mulher do Paraná. Emocionada, Michelli agradeceu a ex-ministra que viabilizou a educação de seus primos indígenas no Pará.

Experiências compartilhadas

Coube à presidente de honra do PSDB-Mulher, Solange Jurema, comandar uma mesa redonda com a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, e as ex-prefeitas Luzia Coppi (SC) e Fátima Guimarães (SP). Solange abriu o debate defendendo que o PSDB resgate seu protagonismo na área social e destacou a mobilização das tucanas em meio aos preparativos para o IV Congresso Nacional do PSDB, marcado para 7 de dezembro.

Cinthia Ribeiro fez questão de compartilhar sua experiência e as inúmeras dificuldades que enfrentou para chegar à prefeitura de Palmas, sobretudo as resistências políticas no estado simplesmente pelo fato de ser mulher. “Mas felizmente encontrei no PSDB-Mulher o apoio necessário para seguir meu caminho”, observou.

Luzia Coppi levou a plateia às gargalhadas ao contar que antes de ser eleita prefeita de Camboriu (SC), perdeu três eleições. “Não podemos é desistir”, ensinou a ex-prefeita e coordenadora do Sul do PSDB-Mulher.  Terminou o primeiro mandato com 72% de aprovação.

Ao disputar a reeleição, teve como adversários três ex-prefeitos, inclusive dois para os quais já havia perdido eleições passadas. Acabou reeleita com 58% dos votos válidos e ainda elegeu na sua coligação 12 vereadores, que lhe garantiram maioria absoluta na Câmara de Vereadores. “Somos capazes, tudo é possível, basta termos vontade. Isso, só mulher”, concluiu.

Fátima Guimarães contou que aceitou disputar a primeira eleição para a prefeitura de Itaju, no interior de São Paulo, a pedido de seu pai, que já havia administrado a cidade. Gostou tanto da experiência, que acabou administrando sua cidade por quatro vezes.

Seu principal foco foi a educação e acabou sendo premiada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em 1997, por erradicar o analfabetismo na sua cidade. Seu sucesso foi tamanho que inibiu outros candidatos de disputarem a eleição quando disputou seu quarto mandato.

*Texto Adriana Vasconcelos.

Foto: Júnior Sá