Acompanhe

Em Brasília, Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos define prioridades visando 2020

Na reunião da Coordenação do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, na sede do PSDB Nacional, em Brasília, as representantes dos 29 partidos que integram o grupo, definiram as prioridades até dezembro e o esforço conjunto para aumentar o número de mulheres pré-candidatas nas eleições municipais de 2020.

“A questão da mulher é que se a gente não tiver unida, a gente vai para a vassoura. A nossa luta é sempre um passo para frente e outro para atrás. Sempre trabalhei suprapartidariamente. É importantíssimo essa força. As mulheres fazem a diferença”, afirmou Solange Jurema, presidente de honra do PSDB-Mulher.

Para Miguelina Vecchio (PDT), foto ao lado, coordenadora-geral do Fórum, o momento é desafiador. “A nossa missão é árdua. Os partidos políticos têm despesas, nós estamos aqui porque acreditamos que dá para fazer alguma. As deputadas mais à direita estão dando conta que no quesito de ‘gênero’ vai chegar nelas.”

Prioridades

As mulheres querem promover, em dezembro, uma reunião conjunta do Fórum com os líderes partidários das legendas que compõem o grupo. Também pretendem solicitar uma audiência com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para apresentar a pauta de interesse comum.

Participaram da reunião a coordenadora-geral do Fórum, a vice-presidente do PDT, Miguelina Vecchio, presidente de honra do PSDB-Mulher, Solange Jurema (PSDB), a presidente de honra do segmento no Rio Grande do Sul, Angela Sarquiz, a assessora jurídica Luciana Loureiro, e a presidente do PSDB-Mulher do DF, Andréia Zemuner.

Também participaram Dora Pires (PSB), Deusa Mendes (PSB), Geralda Rezende (PSB), além de Cristiana Almeida (Rede), Juliet Matos (Cidadania),  Daniela Brígida (PT), Ane Karolyne (PT) e Tereza Vitale (Cidadania), além de Gabrielle Olivi (PL) e Tainah Carvalho (PL).

Cartilha

Durante o encontro as mulheres reiteraram a determinação de reafirmar os direitos já adquiridos e buscar, sem alterar os conquistados, assim como a distribuição da Cartilha Fórum Nacional das Mulheres das Instâncias dos Partidos Políticos de forma conjunta.

Na cartilha, haverá orientação para estimular a criação do Fórum nos estados ou municípios, está em fase final para aprovação.

Conquistas

Independentemente dos partidos políticos, as representantes das legendas apoiaram, no passado, a aprovação de projetos de lei ou ações que beneficiem as mulheres, combatam a violência contra as mulheres e ampliem a participação feminina na política, como a PEC 134/15, por exemplo, que garante um mínimo de 10% de mulheres em cada casa legislativa, inclusive nos estados e municípios.

Nos encontros anteriores, foram debatidos sobre os avanços legislativos diante dos resultados das eleições 2018, os projetos elencados como prioritários, as projeções para as eleições municipais do próximo ano e os critérios adotados por cada partido para a distribuição dos 30% do Fundo Eleitoral destinados às candidaturas femininas.