Acompanhe

Solange Jurema é agraciada com o Diploma Mulher-Cidadã 2019

Reprodução da TV Câmara: Deputada Tereza Nelma (AL) entrega o diploma à Lara, neta de Solange Jurema, e ao Gustavo, filho da presidente de honra do PSDB-Mulher.

A solenidade de entrega do Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós de 2019, na Câmara dos Deputados, emocionou os presentes. Senadores, deputadas e deputados federais se revezaram para destacar a relevância do prêmio e a importância da atuação das cinco agraciadas em suas áreas na defesa dos direitos das mulheres no Brasil e no mundo.

Gustavo e Lara Jurema (filho e neta) representam Solange Jurema na cerimônia./Foto: Adirana Vasconcelos

O Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós, criado em 2003, homenageia mulheres que tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero no Brasil.

A presidente de honra do PSDB-Mulher, Solange Jurema, mais votada entre as 26 candidatas, foi representada pela neta Lara Jurema, de 18 anos, ao lado do pai Gustavo, filho da tucana. “É uma honra estar aqui, representando minha avó, que é para mim uma inspiração e exemplo”, disse a estudante de Direito.

Para a deputada federal Tereza Nelma (AL), Solange Jurema, com sua luta de mais de três décadas, é referência nacional e internacional. Ela lembrou que a tucana lutou pela definição das cotas para as mulheres e tem uma longa trajetória em defesa das mulheres e seus direitos.

Presença

Adriana Vilela Toledo, do PSDB-Mulher de Alagoas, ao lado da deputada Tereza Nelma (AL) e de Lara e Gustavo Jurema./Foto: Adriana Vasconelos

A cerimônia contou com a presença de parlamentares de vários partidos, como os senadores Flaviano Melo (MDB-AC) e Fabiano Contarato (Rede-ES), além dos  deputados Felipe Rigoni (PSB-ES), Mário Heringer (PDT-MG), Luiza Canziani (PTB-PR), Tereza Nelma (AL), Alice Portugal (PCdoB-BA) e Érica Kokay (PT-DF).

Perfil

Procuradora de Justiça em Alagoas, Solange Jurema atua há mais de 30 anos na defesa dos direitos das mulheres, e esteve à frente das articulações no Tribunal Superior Eleitoral para destinação dos 30% dos recursos do Fundo Eleitoral para as mulheres.

Também foram agraciadas a jogadora de futebol Marta Silva, Catarina Gazele, procuradora de Justiça no Espírito Santo, que atua para coibir a violência contra a mulher.

Cristina Lucas, professora da Universidade de Brasília (UnB), idealizadora do Projeto Glória, plataforma de inteligência artificial voltada para diminuir todas as formas de violência contra mulheres, também foi agraciada.

Assim como Dulcineia de Oliveira, presidente da Associação Habitacional Nova Terra (MG), movimento que busca construir unidades habitacionais e oferecer às famílias o direito de financiamento.

Histórico

A primeira edição do prêmio foi em 2004, de lá para cá a Câmara dos Deputados já premiou 40 mulheres.

Carlota Pereira de Queirós (1892-1982) nasceu na cidade de São Paulo. Médica, escritora, pedagoga e política, foi a primeira mulher brasileira a votar e ser eleita deputada federal. Entre 1934 e 1935, participou dos trabalhos na Assembleia Nacional Constituinte.