Solange Jurema será agraciada com o Diploma Mulher-Cidadã nesta quinta-feira (17)

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados entrega, nesta quinta-feira (17), às 9h, no plenário da Câmara, o Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós de 2019. A presidente de honra do PSDB-Mulher, Solange Jurema, foi a mais votada entre as candidatas e será agraciada.

Procuradora de Justiça em Alagoas, Solange Jurema atua há mais de três décadas na defesa dos direitos das mulheres, e esteve à frente das articulações no Tribunal Superior Eleitoral para destinação dos 30% dos recursos do Fundo Eleitoral para as mulheres.

Também serão agraciadas a jogadora de futebol Marta Silva, Catarina Gazele, procuradora de Justiça no Espírito Santo, que atua para coibir a violência contra a mulher.

Integram a lista de agraciadas Cristina Lucas, professora da Universidade de Brasília (UnB), idealizadora do Projeto Glória, plataforma de inteligência artificial voltada para diminuir todas as formas de violência contra mulheres.

Dulcineia de Oliveira, presidente da Associação Habitacional Nova Terra (MG), movimento que busca construir unidades habitacionais e oferecer às famílias o direito de financiamento, também está na lista.

Histórico

Desde a primeira edição do prêmio, em 2004, a Câmara dos Deputados já premiou 40 mulheres.

Carlota Pereira de Queirós (1892-1982) nasceu na cidade de São Paulo. Médica, escritora, pedagoga e política, foi a primeira mulher brasileira a votar e ser eleita deputada federal. Entre 1934 e 1935, participou dos trabalhos na Assembleia Nacional Constituinte.

O Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós, criado em 2003, homenageia mulheres que tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero no Brasil.

*Com informações da Agência Câmara.