Acompanhe

Pesquisa para atenuar a pobreza global vence Nobel de Economia 

Os pesquisadores indiano Abhijit Banerjee, de 58 anos, a francesa Esther Duflo, de 46 anos, e o americano Michael Kremer, de 54 anos, foram premiados pelo desenvolvimento de trabalho para atenuar a pobreza global. Duflo é a segunda mulher na história a ganhar o Nobel na categoria.

Segundo o comitê do Nobel, os pesquisadores deste ano introduziram uma nova abordagem para obter respostas sobre maneiras de combater a pobreza global.

Os estudos visam dividir o problema geral em perguntas menores e mais fáceis de serem resolvidas – por exemplo, as intervenções mais eficazes para melhorar os resultados educacionais ou a saúde infantil.

Os pesquisadores mostraram que essas perguntas menores e mais precisas geralmente são melhor respondidas por experimentos cuidadosamente projetados entre as pessoas mais afetadas.

De acordo com Duflo, que participou da premiação por telefone após seu nome ser anunciado, o trio se concentrou em entender as “raízes profundas e interconectadas da pobreza”.

A pesquisadora sugeriu que com o método que ela e seus colegas usaram nas pesquisas, é possível entender melhor a probreza em países em desenvolvimento.

*Com informações da Veja online.