Diretora da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba, a vereadora Nancy Thame (SP), apoia o 6º Encontro da Associação Paulista de Escolas do Legislativo e Contas (Apel), com palestras voltadas a debater a participação do jovem na política e a modernização dos parlamentos.
A previsão é reunir representantes de 54 instituições do estado no próximo dia 8.
“É um tremendo desafio, mas ao mesmo tempo é uma honra receber representantes de câmaras que já têm escola e outras que querer montar”, avalia Nancy Thame (SP). “Cada instituição tem algum produto que é um diferencial no quesito de contribuir com a Democracia.”
A vereadora destacou que a programação foi pensada na tentativa de absorver a experiência de cada uma das escolas já existentes e, ao mesmo tempo, aprofundar o debate em torno da função destas instituições para a oxigenação política no estado e no país.
Palestras
A primeira palestra será “O que pensa o jovem sobre Política?”, com o professor Humberto Dantas, conselheiro da Fundação Konrad Adenauer, Fecomércio-SP e Oficina Municipal.
“A nossa preocupação é que o jovem entenda a política como um espaço transformador, que representa também uma interferência pessoal, já que a sua vida vai ser afetada”, disse Nancy Thame.
Na sequência, o representante da Coordenação de Planejamento de Relações Institucionais (Coperi) do Senado, Leonardo Gadelha, participará da Mesa sobre “A atuação do Interlegis na modernização e integração do Legislativo Brasileiro”.
Workshop
A atividade de encerramento será o workshop “Sistematização de Boas Práticas em Escola do Legislativo”, com mediação de profissionais da Oficina Municipal, ligada à Fundação Konrad Adenauer. “É uma instituição alemã, criada no pós-guerra, e voltada ao fortalecimento da Democracia”, disse Nancy Thame.
O presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Gilmar Rotta (MDB), destacou que o Legislativo piracicabano tem conquistado projeção estadual e nacional pelo desenvolvimento de atividades como a Escola do Legislativo e o programa Parlamento Aberto.
“É muito importante que a Casa receba esses representantes e ajude a construir novas propostas para atuação dos parlamentos não apenas no Estado, mas também no País”, salientou.
*Com informações da Câmara de Vereadores de Piracicaba (SP).