Notícias

Tereza Nelma alerta sobre riscos de redução de cotas e propõe debate sobre saúde

Foto: Denis William

Ao participar da reunião da Coordenação Executiva do PSDB-Mulher, a deputada federal Tereza Nelma (AL) disse estar preocupada com os debates em torno das propostas em tramitação na Câmara para redução da cota destinada às candidaturas femininas. A tucana lembrou que são 77 parlamentares mulheres.

“As mulheres precisam de mais oportunidades. Queremos que em 2020 tenhamos mais mulheres prefeitas e vereadoras”, disse a parlamentar, lembrando da importância de formar e aperfeiçoar as novas lideranças.

Preocupações

As propostas que mais preocupam foram apresentadas pela deputada federal Renata Abreu (PSL-SP). De acordo com Tereza Nelma, Renata Abreu afirma e reafirma que mulheres não querem participar da política.

“Nós não podemos abrir mão das cotas. Não podemos flexibilizar”, reiterou Tereza Nelma. “O que eu noto é que as mulheres nem sempre investem em mulheres. Temos ainda de ultrapassar essa barreira.”

As duas propostas em tramitação, que tratam da cota de 30% para candidaturas de mulheres, resultaram em profundas divergências na bancada feminina.

Os projetos de lei (PL 2996/2019 e PL 4130/2019) mantêm a previsão de no máximo 70% de candidaturas de um mesmo sexo, mas permitem que as vagas restantes, se não forem preenchidas com candidatos de sexo diverso, fiquem vazias.

Saúde Feminina

Tereza Nelma disse que vai propor uma audiência pública na Câmara para debater os vários aspectos da saúde da mulher. Segundo ela, serão chamados especialistas para debater cada um dos temas caros às mulheres.

A tucana afirmou que pretende convidar especialistas em câncer de colo do útero e mama, endometriose, osteoporose e infecções.