Notícias

“Não é tolerável sermos abatidas e violentadas”, diz Bia Cavassa

A deputada federal Bia Cavassa (MS) ocupou a tribuna da Câmara para reiterar a necessidade de defender medidas de combate à violência contra a mulher. Segundo ela, as ações protetivas para as mulheres não funcionam, na prática, como deveriam.

Para a tucana, é necessário endurecer as leis para os espancadores e estupradores de mulheres, pedófilos e traficantes de pessoas.

“Um pedaço de papel não impede um homem violento de se aproximar de sua ex-companheira e ceifar sua vida. É preciso rever o sistema e criar normas e mecanismos eficientes, para que essas mulheres não morram”, afirmou.

Dados

Pelos dados recentes, apenas 16% dos estupradores foram ou estão presos. A deputada relembrou o Projeto de Lei 1.806/2019, que estabelece a monitoração eletrônica do agressor, como medida protetiva de urgência, permitindo que a vítima e a polícia acompanhem em tempo real a localização do agressor, caso se aproxime das áreas que foram proibidas judicialmente, a vítima terá um tempo hábil para buscar proteção.

“Eu conclamo, em especial, todas as mulheres desta Casa para esta luta. Minhas amigas, precisamos de mais sonoridade entre nós, pois não é mais tolerável sermos abatidas e violentadas todos os dias. Basta! Isso tem que acabar”, disse.

A tucana ressaltou que foi a primeira mulher pantaneira a ser eleita deputada federal. “A participação política da mulher é fundamental para que possamos ter a nossa tão almejada representação efetiva nas diretrizes desta Nação, pois sem a participação maciça da mulher em todos os processos políticos, jamais teremos uma democracia equilibrada, social e justa”, disse.

*Com informações do Portal do PSDB na Câmara.