Acompanhe

Tucana lidera movimento de combate à violência em região fronteiriça

Vereaora Anny Espínola (MS) lidera movimento em defesa das mulheres que vivem na fronteira do Brasil com Paraguai e Uruguai/ Foto: Arquivo Pessoal

A vereadora Anny Espínola (MS), de Ponta Porã (MS), coordenou a primeira audiência pública binacional sobre violência contra as mulheres, em Pedro Juan Caballero, na fronteira do Brasil com o Paraguai. Em discussão ações para intensificar o trabalho legislativo em defesa das mulheres, principalmente, as vítimas  de violência e em situação de vulnerabilidade.

Há 18 municípios fronteiriços do Mato Grosso do Sul, o objetivo é levar conhecimento às mulheres que vivem na divisa com o Paraguai e a Bolívia, promovendo o empoderamento, o empreendedorismo e a superação de desigualdades. A proposta é promover audiências públicas, seminários e esclarecimentos.

Referência

Políticas públicas de combate à violência contra as mulheres fronteiriças, em execução no Mato Grosso do Sul, deverão ser replicadas em municípios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – estados que integram o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul).

Para as autoridades presentes, a implementação de projetos bem-sucedidos pode ser o caminho para superação das desigualdades e o enfrentamento à violência.

A audiência foi promovida pelo Parlamento Feminino da Fronteira, participaram autoridades brasileiras e paraguaias, entre elas a secretaria estadual de Cidadania do Mato Grosso do Sul, Luciana Azambuja, Zulma Acevedo – Consejala de PJC, Robert Acevedo, deputado Nacional do Paraguai, Mahiba Carolina Acevedo, primeira-dama do Departamento de Amambay no Paraguai e Juancho Acosta, deputado federal paraguaio.