Notícias

Mara Gabrilli e parlamentares de 14 legendas assinam manifesto em apoio ao meio ambiente

Imagens de áreas da Amazônia em chamas/ Foto: Corpo de Bombeiros

A senadora Mara Gabrilli (SP), senadores, deputados federais, prefeitos e governadores, ligados à Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (Raps), assinaram um manifesto em que compartilham a preocupação com a preservação do meio ambiente, as atividades exercidas na Amazônia e os investimentos na região. Representantes de 14 partidos políticos apoiaram a ação.

Senadora Mara Gabrilli (SP) durante reunião em comissão no Senado/ Foto: Agência Senado

A reação ocorre no momento em que há uma série de focos de incêndio na Amazônia e especialistas informam que são os piores dos últimos nove anos.

O texto diz que: “Nós, líderes políticos eleitos, membros da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (Raps), nos manifestamos em defesa da agenda climática, de sua emergência e da necessidade de que o tema, assim como a Amazônia, de interesse de toda a sociedade brasileira, ultrapasse discussões partidárias e ideológicas e seja tratado como prioridade por agentes políticos em distintas posições e esferas”.

O manifesto alerta sobre a falta de atenção em relação à questão climática, redução de recursos para o combate efetivo às mudanças do clima e alterações nas regras para licenciamento ambiental.

Também adverte sobre os riscos das atividades exercidas na Amazônia. “O avanço de atividades econômicas em áreas de proteção e terras indígenas, nos embates diplomáticos que podem resultar, entre outros, em alterações no Fundo Amazônia e na redução dos espaços de diálogo sobre o tema envolvendo a sociedade civil e outros níveis de governo.”

O texto encerra afirmando que: “Reiteramos, ainda, nosso compromisso com essas ações, em defesa de um país mais justo, com mais oportunidade e qualidade de vida para todos, capaz de respeitar seus recursos naturais disponíveis e seus compromissos internacionais”.