Prefeita de Pelotas vem a Brasília discutir investimento em cultura no município

A prefeita de Pelotas (RS), Paula Mascarenhas (RS), veio a Brasília para se reunir com autoridades e discutir o futuro do prédio histórico localizado na praça Coronel Pedro Osório, onde originalmente funcionou uma agência do Banco do Brasil. O objetivo é é utilizar o imóvel para sediar o escritório regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A tucana esteve com o secretário Especial de Cultura do Governo Federal, Henrique Pires, em reunião da qual participaram também os deputados federais  do PSDB Daniel Trzeciak (RS) e Luiz Henrique Viana (RS), além de prefeitos da região.

Na última semana, a Prefeitura iniciou o trabalho de recuperação e proteção da edificação, que inclui a colocação de escoras de segurança, limpeza e dedetização.

Proposta

A ideia apresentada pela prefeita é utilizar o imóvel para sediar o escritório regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – com vistas a atender demandas de toda a zona sul – e, também, abrir espaço para uma representação regional da Fundação Cultural Palmares.

“Queremos oferecer o prédio para estas instituições e buscar recursos via Lei Rouanet”, disse Paula. De acordo com a prefeita, o secretário nacional sinalizou positivamente em relação à viabilidade do projeto, afirmando que, em breve, ele poderá ser oficializado.

Paula salientou que a proposta já é conhecida pela presidente do Iphan, a historiadora Kátia Bogéa. O edital do Fundo de Defesa de Direitos Difusos – vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que financia projetos voltados a patrimônios culturais –, também foi tema da reunião com Pires.

“Já cadastramos o Museu da Baronesa, o Museu da Cidade e, agora, inscreveremos o Obelisco de Pelotas [localizado no Areal]”, assinalou a prefeita.

*Com informações da Prefeitura de Pelotas (RS).