Acompanhe

Eleições 2020, no ES Neuzinha e mais 2 vereadoras buscam espaço

A vereadora de Vitória Neuza de Oliveira, a Neuzinha, (ES) e mais duas vereadoras de Cariacica Ilma Siqueira (ES) e Itaguaçu Sônia Bazilio (ES) trabalham intensamente para garantir espaço nas pré-candidaturas para disputar as três prefeituras dos municípios que representam. O objetivo é garantir que as mulheres comandem três dos 78 municípios capixabas.

“Tenho uma história de defesa da mulher, do idoso e da pessoa com deficiência e um trabalho nas comunidades”, ressaltou Neuzinha cuja motivação de vida é a luta por melhores condições sociais.

Neuzinha,  Ilma e Sônia têm em comum uma longa trajetória na Câmara de Vereadores de seus municípios. As duas primeiras estão no quinto mandato parlamentar e têm prioridades similares: a luta pela igualdade de direitos e oportunidades entre mulheres, pessoas com deficiência e idosos.

Prioridades

Para Neuzinha, a mulher está no centro de todas as temáticas desde educação e saúde até segurança e emprego. A vereadora é categórica: “Sempre é a mulher que acaba assumindo as responsabilidades diante dos desafios”. Como exemplo, a parlamentar cita uma família com um membro idoso ou pessoa com deficiência. “Quem cuida? A mulher, seja mãe, filha ou esposa”.

Bem-humorada e objetiva, Neuzinha é clara. “Todas as vertentes se juntam. Por exemplo, o homem só vai ao médico em dois momentos da vida: quando criança porque a mãe, uma mulher, leva, e adulto porque a esposa, outra mulher, insiste.”

Biografia

Neuzinha desde jovem acompanha sua mãe Neuza Catarina, como presidente da Associação de Moradores do Bairro Consolação, região humilde de Vitória, no esforço de buscar melhorias. Como filha de líderes comunitários, foi eleita presidente da Associação de Moradores do Bairro Consolação (AMBC), dando continuidade ao trabalho dos seus pais.

Em 2000, foi eleita vereadora pela primeira vez, sendo a mulher mais bem votada do Espírito Santo, conquistando 3.319 votos. Em 2004, foi reconduzida à Câmara de Vitória com 3.546 votos.

Quatro anos depois, Neuzinha conquistou o terceiro mandato com uma votação ainda maior. Foram 4.775 votos conquistados, um por um, por meio do respeito e da admiração de seus eleitores. E, novamente, foi a mulher mais votada em todo o Estado. Em 2012, conseguiu se reeleger com 3.697 votos.

Como vereadora, é autora de vários projetos de assistência à mulher e ao idoso, além de atender às demandas das comunidades em risco social.

No atual mandato, a tucana preside a Comissão de Acessibilidade, Comissão em defesa dos direitos da Mulher, Comissão de Direitos Humanos e é membro da Comissão de Educação. É representante dos conselhos Municipais da Mulher e do Idoso.

Graduada em Administração Pública, Neuzinha é bem-humorada, agitada e ama música popular, sobretudo samba e forró.