Notícias

Mariana Carvalho recebe comenda de mérito “Parceiro da Juventude”

Deputada Mariana Carvalho (RO) é homenageada por sua atuação política/ Foto: Assessoria de Imprensa

A deputada Mariana Carvalho (RO) foi homenageada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos por sua atuação em prol dos jovens brasileiros. A parlamentar recebeu a Comenda de Mérito “Parceiro da Juventude” concedida pela Secretaria da Juventude, ligada ao ministério.

“Para mim, é uma honra e grande alegria receber essa homenagem que me incentiva a continuar trabalhando pelos nossos jovens. Precisamos de políticas públicas que contemplem as necessidades da juventude e essa foi uma das razões pela qual decidi militar politicamente ainda na minha adolescência”, afirmou a tucana.

Mariana Carvalho passou a militar politicamente aos 16 anos, quando ingressou na Juventude do PSDB em Rondônia. Desde então, concorreu a cargos públicos, como vereadora, prefeita e deputada federal.

A deputada federal está em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados. Quando assumiu o primeiro mandato, em 2015, era uma das mais jovens mulheres a conquistar um cargo no legislativo federal.

Atuação

Na Câmara, Mariana Carvalho tem atuado em áreas como saúde, defesa do consumidor e educação. Entre seus objetivos está a adoção de políticas de Estado que contemplem os jovens.

Por meio das emendas parlamentares tem direcionado recursos para construção de praças com equipamentos de esporte e lazer para os jovens, assim como para eventos que envolvem a juventude do estado de Rondônia, como a Copa Sejucel.

Como segunda-secretária da Câmara, a deputada federal comandou programas que trazem para dentro do parlamento centenas de jovens para conhecerem de perto a rotina da Casa de Leis, os aproximando da política e incentivando-os a engajarem em causas que dizem respeito a todos os brasileiros.

Propostas

A deputada apresentou ainda projetos de lei com foco no acesso da juventude ao mercado de trabalho. De sua autoria, o PL 5841/2015 busca estimular a geração de emprego para os jovens, facilitando sua inserção no mercado de trabalho por meio da dedução do valor pago à título de encargos trabalhistas do imposto de renda de pessoas jurídicas, um importante incentivo fiscal para que as empresas contratem os jovens, que enfrentam a grande dificuldade na busca pela inserção no mercado de trabalho.

No mesmo sentido, o PL 10769/2018 pretende garantir a isenção do imposto de renda da pessoa física incidente sobre os rendimentos, para os jovens até os 24 anos: outro incentivo à contratação de jovens à procura do primeiro emprego e de desempregados de longa duração.

Recentemente, como parlamentar jovem e vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara, Mariana Carvalho solicitou uma audiência pública para debater o desemprego entre os jovens brasileiros no sentido de direcionar as ações dos parlamentares no sentido de sanar as falhas que hoje existem e que relegam milhões de rapazes e moças ao desemprego e ao subemprego.

“Temos grandes desafios que envolvem a nossa juventude e precisamos unir forças para superá-los. Essa questão do desemprego é uma delas. Agradeço a homenagem recebida, pois ela é mais um incentivo para continuarmos cada dia mais um trabalho sério a favor dos nossos jovens”, ressaltou.

*Com informações da assessoria da deputada federal Mariana Carvalho (RO) e do PSDB na Câmara.