Notícias

Reforma da Previdência chega ao Senado; Tucano será relator

Senador Tasso Jereissati (CE), relator da Reforma da Previdência na CCJ do Senado/ Foto: Agência Senado

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) será o relator da Reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Segundo ele, entregará o relatório antes do prazo regimental.

Tasso também afirmou que qualquer alteração virá em forma de uma PEC paralela apresentada pelo Senado.

“O que nós faremos [é] praticamente deixar incólume aquilo que é o coração do que foi aprovado na Câmara e tentar, através de uma PEC paralela, colocar aquelas modificações, alterações e adições que forem decididas aqui.”

Tramitação

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), estabeleceu como prazo para análise na Casa de 45 a 60 dias. Segundo ele, a tarefa será realizada sem açodamento, mas no tempo normal.

Alcolumbre negou qualquer acordo para os senadores favoráveis à reforma deixarem de apresentar sugestões de alterações. Se o texto for mudado, voltará para a Câmara, o que atrasará a promulgação da reforma.

Após entregar a PEC para Alcolumbre, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), citou a crise financeira dos estados e afirmou ter convicção de que o Senado vai conseguir avançar em temas da reforma que a Câmara não incluiu no texto, como a extensão das mudanças na aposentadoria para servidores estaduais e municipais.

*Com informações do site G1 e da TV Globo.