Notícias

Especialistas: Partidos políticos atuam para inibir participação das mulheres

Especialistas afirmam que o sistema político, comandado pelos partidos, limita o acesso de mulheres na vida pública. Segundo elas, há uma espécie de freio na formação de novas lideranças femininas.

A luta pelo aumento da participação feminina política é pauta da Comissão da Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara, que tem como objetivo conseguir 20% de assentos mínimos para representantes do sexo feminino.

A socióloga Fátima Pacheco Jordão disse que há estruturas internas que dificultam o aumento da participação das mulheres, e deveriam ser alteradas.

“O grande funil que restringe participação de mulheres na política está dentro dos partidos, não está na legislação, não está na capacidade da mulher”, afirmou a socióloga à TV Estadão.

A professora da Universidade de Brasília (UnB) e presidente da Associação Brasileira de Ciência Política, Flávia Biroli, também critica a falta de democracia interna dos partidos políticos.

Apesar de ser a maior de mulheres na política da história, elas não ultrapassam 15% nas Assembleias Legislativas dos Estados não passa de 15% – o mesmo porcentual da atual legislatura da Câmara dos Deputados.

*Com informações do jornal O Estado de S. Paulo.