Opinião

Ideias misóginas e preconceituosas são rebatidas, por Bibi Alves

A menos de 15 meses das eleições municipais, nas quais a maior parte do eleitorado será formado por mulheres e provavelmente, nós, mulheres, também teremos uma participação expressiva como pré-candidatas e candidatas, somos ‘obrigadas’ a ouvir disparates! E o pior vindo de um magistrado!

Recentemente o juiz Amílcar Bezerra, do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), comparou mulheres que disputam eleições a pessoas “aleijadas”, que entrariam em campo apenas para “completar o time”.

O magistrado fez a  afirmação durante julgamento de uma denúncia sobre suposta fabricação de candidaturas laranja, em 2016, no município de Santa Luzia do Pará, para cumprir a cota de 30% destinada a mulheres nos partidos, uma exigência da Justiça Eleitoral.

Não satisfeito com o comentário, Amílcar Bezerra ainda acrescentou: “Será que devemos fazer uma ação afirmativa para que as mulheres aumentem sua participação na limpeza pública, para que elas ocupem 30% das vagas de lixeiros e de catadores de lixo na rua?”.

Chegamos à Lua, avançamos na neurociência, controlamos doenças, antes consideradas pestes bíblicas, e estamos em pleno século XXI. Pergunto: ‘Como é possível um homem, responsável pelo destino de pessoas no campo jurídico, ser capaz de fazer tais afirmações?’.

Chamá-lo de misógino, preconceituoso e retrógrado é pouco. Não podemos permitir que pessoas assim, que espalham idéias como essas fiquem impunes e sem respostas! O caminho, ao meu ver, é o da ação. Juntas, unidas, somos fortes! Vamos ampliar nossos espaços e transpor os obstáculos.

‘Amílcares Bezerras’ passarão, parafraseando o querido poeta Mario Quintana, nós passarinho!

*Bibi Alves, Benedita Alves, é militante do PSDB desde sua fundação no Pará. Integra o Secretariado do PSDB-Mulher no estado e é uma das mais atuantes no campo nacional.