Acompanhe

PSDB-Mulher planeja identificar e capacitar novas lideranças para as eleições 2020

Faltando 15 meses para as eleições municipais, a Coordenação Executiva do PSDB-Mulher, as coordenadoras das cinco regiões do país e as presidentes estaduais do segmento de 23 estados decidiram deflagrar uma ação para identificar novas lideranças femininas e prepara-las para a disputa do próximo ano.

A decisão foi tomada durante os três dias de reuniões e workshop de Planejamento Estratégico que aconteceu entre os dias 17 e 19 de julho, em Recife (PE), com o apoio da Fundação Konrad Adenauer (KAS) e o Instituto Teotonio Vilela (ITV).

Em dois dias de um Workshop sobre Planejamento Estratégico, comandado consultora sênior em gestão, Paula Quiroga, as dirigentes e coordenadores do PSDB-Mulher traçaram seus objetivos para as eleições de 2020, após analisarem com o doutor em Ciência Política da USP e Pró-reitor de Pesquisa e Graduação da UFPE, Ernani de Carvalho, o atual cenário político.

Ao final do evento, a presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, agradeceu a presença de todas as dirigentes tucanas presentes, que durante o workshop chegaram a ficar seis horas seguidas trabalhando e discutindo as melhores estratégias para enfrentarem as próximas eleições.

“No que inovarmos, vamos ser seguidas. As ameaças são externas, por isso a importância de nos mantermos unidas, a despeito de eventuais divergências pontuais. Precisamos identificar nossas forças para inovarmos e reagirmos às ameaças”, salientou Yeda.

A presidente do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, durante o Encontro em Recife, julho 2019

O coordenador-geral do ITV, Betinho Gomes, prestigiou o evento e elogiou a iniciativa do PSDB-Mulher. Segundo ele, o segmento é hoje “uma referência que todo o conjunto partidário deveria seguir”. E acrescentou: “Se tivemos resultados ruins, foi porque faltou estratégia, planejamento e organização institucional. Algo que só se faz com isso que está sendo feito por vocês. Precisamos chegar junto as novas lideranças. Temos muito a contribuir com o Brasil”.

Durante o workshop, as dirigentes tucanas participaram de dinâmicas de grupos para identificar suas forças e fraquezas, assim como oportunidades e ameaças que possam surgir até as eleições de 2020. Dentro da chamada matriz FOFA ou SWOT, muito usada em treinamento de empresários, elas definiram o que consideram prioritário para atingirem sua meta de ampliar o número de prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras.

O coordenador-geral do ITV, Betinho Gomes, participa do Encontro em Recife, julho de 2019

Capacitação

Mesmo separadas em grupos regionais, durante a dinâmica, as conclusões das representantes do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste foram muito parecidas. Elas foram unânimes em destacar a importância das capacitações promovidas pelo PSDB-Mulher em parceria com a Fundação Alemã Konrad Adenaeur (KAS) e o Instituto Teotônio Vilela (ITV), que na última década já beneficiou mais de 1.600 mulheres.

Autonomia financeira e estrutura própria de apoio

Além disso, elas consideraram essencial que não só o PSDB-Mulher Nacional, como as secretarias estaduais do segmento tenham autonomia para definir a aplicação dos 5% dos recursos do Fundo Partidária ao qual as mulheres têm direito.Muitas destacar que, graças a essa autonomia, é que o Secretariado Nacional consegue manter uma estrutura própria de Comunicação e uma assessoria Jurídica.

Mobilização para evitar retrocessos

Cientes de que a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF), que destinou no ano passado 30% dos recursos do Fundo Eleitoral para candidaturas femininas, ainda não foi bem assimilada pela maioria dos partidos, as tucanas pretendem ficar atentas para evitar qualquer retrocesso em suas conquistas. Para tanto, contam com a mobilização de sua bancada parlamentar no Congresso Nacional e nos estados.

União

A unidade de ação tem sido um dos segredos do sucesso do PSDB-Mulher, em meio as disputas internas enfrentadas pelo partido. Se necessário, elas pretendem investir em ações suprapartidárias para defender a pauta de interesse das mulheres, como fizeram durante o julgamento que garantiu os 30% dos recursos do Fundo Eleitoral para as mulheres.

Novas lideranças

Dispostas a ampliar seu espaço na política, as dirigentes tucanas pretendem sair em campo para identificar novas lideranças femininas capacitadas e dispostas a ingressar na vida pública. Uma preocupação delas é assegurar que as novas filiadas estejam sintonizadas com as bandeiras do PSDB-Mulher.

*Texto de Adriana Vasconcelos.

Mulheres reunidas em debate durante Encontro em Recife, julho de 2019