Acompanhe

PSDB-Mulher e KAS, em pauta os desafios da representação feminina

Encontro em Recife (PE), julho de 2019/ Foto: Mauro Filho

Em parceria com a Fundação Konrad Adenauer (KAS), da Alemanha, o PSDB-Mulher promove até sexta-feira (19) o workshop de planejamento estratégico “Cenário Político Nacional e os Desafios da Representação Feminina”, no Hotel Grand Mercure, em  Recife (PE).

O esforço contínuo é de ampliação da representação feminina nos cargos eletivos. Desde a retomada da parceria da KAS com o PSDB-Mulher até 2018, foram promovidos 25 cursos de capacitação, incluindo seminários e workshops, formando mais de 1.600 lideranças.

Histórico

Com cerca de 1,5 milhão de  filiados e lideranças nacionais, o PSDB é um dos partidos políticos mais tradicionais do país. O esforço do segmento feminino é para  desenvolver e executar um planejamento estratégico de atuação para os próximos dois anos, especialmente, com foco nas eleições municipais de 2020.

No workshop do Recife, 40 tucanas vinculadas a Executiva Nacional do PSDB-Mulher, Secretárias Estaduais PSDB-Mulher e Coordenadoras Regionais. Em debate a qualificação metodológica e programática da Executiva Nacional do PSDB-Mulher; a realização de  treinamento de ação política, com ênfase em planejamento estratégico e gênero.

Também serão debatidos aspectos sobre fortalecimento da rede de contatos e espaço para a troca de experiências entre as participantes.

Palestrantes

Encontro em Recife (PE), julho de 2019/ Foto: Mauro Filho

A presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, abriu o workshop nesta quarta-feira (17), destacando a necessidade de as mulheres se aperfeiçoarem para a disputa eleitoral, mencionou números e a evolução de 2014 para 2018, quando as tucanas aumentaram sua participação no Congresso.

Em seguida, Ariane Costa, coordenadora de Projetos da KAS Brasil, ressaltou aspectos da parceria com o segmento feminino e o aniversário de 50 anos da fundação no país.

A doutora em Ciência Política na USP e pró-reitora de Pesquisa e Graduação da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco, Paula Quiroga, mediou a mesa.

Yeda, Ariane e Paula falaram sobre o cenário político no Brasil, especialmente os desafios e oportunidades do PSDB na conjuntura atual. Também discutiram sobre a relação entre o Executivo e o Congresso Nacional, a posição atual do PSDB no âmbito da nova conjuntura política e as perspectivas para as próximas eleições.

Programação

Na programação haverá ainda debates sobre a formação e gestão política com Ernani de Carvalho, doutor em Ciência Política na USP (Universidade de São Paulo) e pró-reitor de Pesquisa e Graduação da UFPE.

Outro tema em discussão é a importância da mulher em cargos de decisão e sua influência na construção do desenvolvimento e na consolidação da democracia.