Acompanhe

Comissão sobre violência doméstica debate a situação das mulheres negras

Foto: Agência Brasil

A Comissão Externa da Violência contra a Mulher da Câmara dos Deputados promove audiência pública, na terça-feira (9), a partir das 14h30 no plenário 5, com o tema “Mulheres Negras: estratégias pelo bem viver, para a eliminação do racismo e da violência”, alusiva ao 25 de julho – Dia Internacional da Mulher Afro-latino-americana, Afro-caribenha e da Diáspora.

Foram convidados a coordenadora do Movimento Negro Unificado, Alanys Matheusa, a coordenadora Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, Givânia Maria da Silva, e a representante da Reintegrar – Associação de Deficiente de Passos, Solange Cardoso Santos.

Também foram convidados a representante da Marcha das Mulheres Negras de São Paulo, Luciana Gomes de Araújo, a representante da ONU Mulheres Brasil, Ana Carolina Querino,  a representante da Rede de Mulheres de Terreiro (MG), Vitória de Paula Silva, a representante da Rede Nacional de Mães e Familiares de Vítimas de Terrorismo de Estado, Monica Suzana Barbosa da Silva, e a representante da Uneafro – Movimento Negro Unificado, Elaine Cristina Mineiro.

De acordo com a justificativa do pedido, as mulheres negras são as principais vítimas da violência machista e do feminicídio no Brasil. “Entre 2006 e 2016, a taxa de homicídio de mulheres negras aumentou 15,4%, enquanto a de não negras diminuiu 8%, conforme dados do Mapa da Violência 2018.”

*Com informações da Agência Câmara.