Notícias

Centro-Oeste: Tucana conduz criação de fórum suprapartidário de mulheres

Criado em 2006, o Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos definiu pela instalação de coordenações nas cinco regiões do país. No Centro-Oeste, foi eleita a tucana Luciana Loureiro, assessora jurídica do Secretariado Nacional do PSDB-Mulher e segunda vice-presidente do PSDB-Mulher do Distrito Federal, que coordenará a criação do fórum na região.

O fórum, formado por vários partidos, foi criado para promover o diálogo entre as deputadas federais e senadoras eleitas e as lideranças que representam as instâncias de mulheres dos partidos políticos em favor de projetos e ações que levam à inserção  na política, no combate à violência e ampliação da participação feminina.

Durante a reunião, em Brasília no último dia 2, a deputada federal Soraya Santos (RJ) elogiou a atuação da presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, na definição de um criterioso sistema de distribuição dos recursos do Fundo Eleitoral para as candidaturas femininas.

Foto: Coordenadoria Nacional do Fórum Nacional de Mulheres de Partidos Políticos

Temas

Integrantes do PSDB sempre participaram das discussões que envolvem temas convergentes, como a preservação da garantia dos 30% do Fundo Eleitoral para candidaturas femininas, enfrentando pressões contrárias, e a adoção de medidas para o cumprimento da destinação de 20% do horário da propaganda gratuita de rádio e TV para mulheres.

De acordo com as lideranças femininas presentes, há partidos políticos que não cumprem a medida pela ausência de mecanismos de sanção. Para evitar a contravenção, as lideranças analisam alternativas de proteção.

As lideranças também aguardam estudos que indicam os resultados, comprovados, sobre os impactos dos 30% nas eleições de 2018. No caso do PSDB, a bancada federal aumentou em 66% – atualmente são nove deputadas federais e a senadora Mara Gabrilli (SP).

Foto: Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos

Fórum Distrital

O Fórum Distrital de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos foi instalado no último dia 27 durante reunião da Coordenadora da Região Centro Oeste. Foi o primeiro a ser instalado. A próxima reunião será na Sede do PSDB-DF em data a ser definida.

Participantes

Participaram da reunião as seguintes mulheres: Tânia Alves Coelho, membro do PSC Mulher do DF; Madalena Saiki, Secretária Executiva da Nacional do DEM; Andréia Moura Zemuner, Presidente dos PSDB Mulher do DF; Geralda Lopes de Resende, Secretária de Mulheres Socialistas do PSB-DF; Geralda Silva Bueno, Presidente do PSDB Mulher de Águas Claras; Éricka Filippelli, Presidente do MDB Mulher do DF e Jane Vilas Boas, Coordenadora do Elo da Mulher da Rede do DF.

*Com informações da Coordenadoria Nacional do Fórum.

Foto: Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos