Notícias

Câmara de Caxias do Sul (RS) lança campanha de combate à violência

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

A Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Câmara Municipal de Caxias do Sul lança, na próxima semana, a campanha “Nossas Vidas Importam”. A campanha reúne informações e orientações sobre leis e espaços em que as mulheres podem buscar informações e ajuda.

A campanha se estenderá até o fim do ano com atividades abertas ao público e gratuitas, haverá distribuição de material informativo e apitos que auxiliam como sinal de pedido de socorro. O PSDB é representado pela presidente do segmento da Mulher, Paula Ioris.

A primeira atividade da campanha “Nossas Vidas Importam” ocorre nesta terça-feira (02), às 9h, no Grande Expediente da sessão ordinária, com apresentação dos vídeos que serão veiculados na TV Câmara e nas redes sociais do Legislativo.

Programação

Na quarta-feira (03), às 8h15min, haverá o “Apitaço/Grito de Socorro Por Elas”, em frente à Câmara Municipal de Caxias do Sul, encerrando com a canção Maria, Maria, interpretada pela cantora caxiense Tita Sachet. Em seguida, às 9h, durante a plenária, as vereadoras lançam a cartilha “Por elas”, contendo leis que amparam as mulheres. O material será distribuído gratuitamente à comunidade.

Na quinta-feira (04), às 16h, está prevista a gravação de um programa especial “Entre Elas”, da TV Câmara, com a participação das quatro vereadoras integrantes da PEM, apresentação da profissional de relações públicas Cristiane Postingher da Fonseca Zanette e mediação da jornalista Vania Marta Espeiorin.

Na sexta-feira (05/07), às 8h30min, haverá um cinedebate a partir do filme “Como Nossos Pais”, da diretora Laís Bodanzky, e com ênfase nos desafios da mulher na atualidade.

Convite

A sociedade está convidada a acompanhar, lembrando que a classificação é 14 anos. A programação da semana se encerra na sexta-feira (05/07), das 13h30min às 14h30, na Praça Dante Alighieri, com a distribuição da cartilha “Por elas” e a presença das parlamentares da PEM conversando com a comunidade e explicando sobre o funcionamento do órgão.

“Nossas Vidas Importam é uma iniciativa que convida a todos, mulheres, homens, crianças, adolescentes e jovens a conversarem e refletirem sobre o respeito para com as mulheres de todas as idades”, disse a titular da PEM, vereadora Denise Pessôa.

Deveres

A Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Câmara Municipal de Caxias do Sul tem entre suas competências zelar pela participação efetiva das vereadoras no Parlamento, receber denúncias de crimes contra o público feminino; acompanhar e fiscalizar programas voltados à igualdade entre homens e mulheres; implementar campanhas educativas e contra qualquer tipo de discriminação; e promover estudos e debates a respeito da violência contra elas.

Veja a agenda desta semana:

02/07/2019 (TERÇA-FEIRA)
– 9h: Abertura da campanha, no Grande Expediente da Sessão Ordinária, com apresentação dos vídeos que serão veiculados na TV Câmara e nas redes sociais do Legislativo.

03/07/2019 (QUARTA-FEIRA)
– 8h15min às 8h30min: Apitaço/Grito de Socorro “Por Elas”, em frente à Câmara Municipal de Caxias do Sul, encerrando com a canção Maria, Maria, interpretada pela cantora caxiense Tita Sachet.
– 9h: Vereadoras lançam a cartilha “Por elas”, com leis e informações que amparam as mulheres.

04/07/2019 (QUINTA-FEIRA)
– 16h: Gravação especial do Programa Entre Elas, na TV Câmara Caxias (canal 16 da NET ou pelo www.camaracaxias.rs.gov.br). Participação: das vereadoras da PEM. Apresentação e mediação: relações públicas Cristiane Postingher da Fonseca Zanette e jornalista Vania Marta Espeiorin.

05/07/2019 (SEXTA-FEIRA)
– 8h30min: Cinedebate a partir do filme “Como Nossos Pais”, da diretora Laís Bodanzky, com ênfase nos desafios da mulher na atualidade. Mediação: vereadoras integrantes da PEM, tendo a presença de profissionais das áreas da Psicologia e da Educação; acadêmicos de instituições de Ensino Superior da região; e população em geral.
– 13h30min às 14h30min: PEM na Praça Dante Alighieri, com entrega da cartilha “Por Elas” à população e explicações sobre o funcionamento da PEM por parte das atuais vereadoras do Legislativo caxiense.

Mais informações: podem ser obtidas pelos fones (54) 3218.1600 e 3066.3913 (PEM), email faleconosco@camaracaxias.rs.gov.br ou na sede da Câmara, na Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição, Caxias do Sul/RS.

*Com informações da Câmara de Caxias do Sul (RS).

Foto: Marcos Santos/USP