A vereadora de Piracicaba (SP) Nancy Thame participou de uma mesa de discussões a convite do Grupo Mulheres do Brasil, em São Paulo. Para ela, o desafio é envolver mais mulheres na política e nos partidos em condições mínimas de igualdade e respeito.
A pauta do grupo inclui o combate à violência contra a mulher e a liberdade de imprensa, além do engajamento em projetos e instituições já existentes.
“Temos que entrar [na política] porque precisamos nos posicionar e defender o empoderamento feminino”, enfatizou Nancy ao mostrar dados do mapa das mulheres na política no Brasil e no mundo.
Pelos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 25% das câmaras municipais do Brasil não têm uma única mulher parlamentar. Na Câmara de Vereadores de Piracicaba, desde 1822, ano de sua fundação, foram eleitas somente 13.
“A sub-representação feminina é grande, mas sei que juntas estamos no caminho certo para envolver mais mulheres nos espaços de poder e decisão em condições de igualdade e respeito”, destacou Nancy.
Com identificação suprapartidária e feminista, o Grupo Mulheres do Brasil defende a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres e é a favor dos Direitos Humanos.
*Com informações da Câmara de Piracicaba (SP).