Notícias

 Edna Henrique propõe semana de prevenção às drogas nas escolas

A deputada federal Edna Henrique (PB) apresentou projeto de lei que institui a semana Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) na escola, para a prevenção ao uso de drogas e redução da violência no ambiente escolar e na sociedade.

A proposta visa realizar a semana Proerd anualmente durante o mês de junho, pois o dia 26 de junho é lembrado como Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico de Ilícitos, representando um marco integrador de prevenção às drogas e violência.

Os sistemas de ensino deverão firmar parcerias com as polícias militares para que seja desenvolvido o programa nas instituições de ensino públicas e privadas de educação básica.

Violência

Para a parlamentar, a violência nas escolas tem sido fonte de preocupação das diferentes esferas sociais. “Embora seja o local de excelência para a formação cidadã, alguns jovens começam o envolvimento com drogas na própria escola e pelo descontrole gerado pelo abuso dessas substâncias nocivas, passam a cometer pequenos delitos, chegando a perpetrar crimes de natureza grave”, disse.

O Proerd busca orientar as crianças e adolescentes sobre os males causados pelo uso de drogas. O programa está no Brasil desde 1992 e há 17 anos faz parte do cotidiano de todos os estados.

Os principais objetivos do programa são desenvolver nos jovens estudantes habilidades que lhe permitam evitar influências negativas em questões de drogas e violência; estabelecer relações positivas entre alunos e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar; entre outras.

*Com informações do PSDB na Câmara.