Notícias

Tereza Nelma vai ao Uruguai conhecer ações públicas em favor de idosos

As deputadas Tereza Nelma (PSDB), Leandre (PV) e Lídice da Mata (PSB) foram ao Uruguai para conhecer as políticas públicas destinadas aos idosos. O Uruguai é apontado como o país mais envelhecido da América Latina.

As parlamentares participaram de reuniões e conversaram com autoridades e especialistas.

Para Tereza Nelma, o que falta no Brasil é um programa voltado para essa população. “O Estado não assume esse papel [de cuidados com o idoso]. No Brasil, o idoso ainda é visto como o aposentado, a pessoa que está ali para cuidar dos netos”, disse.

A tucana relembra que 13% da população brasileira é de idosos, um total de 28 milhões de pessoas. “Não é mais um país de estudantes, é sim um país de pessoas idosas”, afirmou.

No mês passado, dia 21 de maio, o plenário do Senado aprovou o projeto de lei que regulamenta a profissão de cuidador de idosos, crianças e pessoas com deficiência ou doenças raras. O projeto agora vai para sanção presidencial.

Cadastro

A brasileira Teresa Cunha, 63 anos, é jornalista aposentada e cuidadora de idosos. Ela afirmou que a criação de um cadastro de profissionais vinculados ao Estado seria uma iniciativa interessante.

“Tendo um cadastro ficaria mais fácil de conseguir que idosos carentes fossem atendidos por profissionais capacitados para entender suas necessidades. É importante que algumas regras tenham que ser cumpridas”, observou a cuidadora.

A cuidadora Teresa Cunha concorda. “Falta uma cultura de educação e respeito pelos idosos. Nas filas dos supermercados, nos ônibus, eu sou uma exceção, pois exijo meus direitos [atendimento prioritário e assentos preferenciais]. Mas o que vejo, nos ônibus, é que os velhos ficam em pé e os jovens ficam sentados, usando o celular, e não cedem lugar”.

Segundo a ONU, em 2050 o número de pessoas com 60 anos ou mais vivendo na América Latina e Caribe deve chegar a 200 milhões, o que representa 26% da população. Atualmente, são 73,5 milhões de idosos na região.

*Com informações da Agência Câmara.