Acompanhe

Mariana destaca decisão do TCE de doar recursos para hospital em RO

A decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) de Rondônia de destinar R$ 50 milhões para a construção do novo Hospital de Emergência e Urgência de Rondônia (Heuro) foi comemorada pela deputada federal Mariana Carvalho (RO). A medida partiu do desembargador Edilson de Sousa Silva.

Recordista na destinação de emendas para a capital do estado, a parlamentar considera a decisão fundamental para que o novo hospital possa ser concluído.

“Por mais que apliquemos recursos no Hospital João Paulo, ele não tem mais capacidade para atender nossa população. Temos trabalhado em duas frentes: recursos e ações para manter o João Paulo funcionando, atendendo de forma humana as pessoas; e medidas para tornar real a construção do Heuro, que desafogará definitivamente o sistema de saúde da capital”, disse a deputada.

Anúncio

A obra do Heuro está parada desde 2014.  Após pedido feito por Mariana em reunião com parte da bancada do estado, na presença de autoridades locais, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou a abertura de código do projeto para facilitar o andamento do processo de construção da unidade.

O ministro afirmou que haverá recursos extras para o Hospital João Paulo e a autorização de abertura de código do projeto, que já está sendo inserido pela equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde. A disposição é aperfeiçoar o atendimento no hospital enquanto o Heuro não fica pronto.

Recursos

Para fortalecer o sistema de saúde na capital e também contribuir para desafogar o João Paulo, Mariana Carvalho destinou recursos para equipar as unidades básicas de saúde. Com mais de R$ 1,7 milhão, 38 unidades estão recebendo novos equipamentos. São mais de 4 mil itens, como balanças pediátricas digitais, lanternas clínicas, torpedos de oxigênio, mesas instrumentais, nebulizadores, cadeiras de rodas e muitos outros.

“São ações que vamos adotando no nosso mandato e que ajudam muito no atendimento nos bairros, reduzindo um pouco a pressão sobre o João Paulo. Mas, só a construção do Heuro poderá mudar de fato uma realidade tão difícil. O governo do estado está trabalhando, assim como o Ministério está atento e a bancada tem se empenhado. Essa é uma causa de todos”, disse a deputada.

*Com informações da assessoria de imprensa da deputada Mariana Carvalho (RO).