Acompanhe

Com apoio do PSDB Nacional, Cinthia Ribeiro trabalha pela reeleição

Prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, durante Encontro em Brasília/ Foto: PSDB-Mulher

A prefeita de Palmas (TO), Cinthia Ribeiro, disse que o anúncio do presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, de apoiar a reeleição dela, na disputa municipal de 2020, é “um divisor de águas”. Ela agradeceu a iniciativa do presidente, do líder tucano na Câmara, Carlos Sampaio (SP) e do governador de São Paulo, João Doria.

Única prefeita de capital do PSDB, Cinthia Ribeiro trabalha para arregimentar aliados e ampliar a bancada do partido, mostrando que em um ano e dois meses, desde que assumiu a gestão da capital de Tocantins, deixou sua marca na administração de Palmas.

“Em pouco mais de um ano, 72% do quadro no primeiro e segundo escalão são compostos por mulheres. As mulheres estão no comando das finanças, do trânsito, da Procuradoria-Geral do Município, comunicação, educação, entre outras áreas…Isso é muito bom.”

Cinthia Araújo é quinta vogal da Executiva Nacional do PSDB e terceira-vice-presidente da Coordenação do Secretariado Nacional do PSDB-Mulher.

A seguir, os principais trechos da entrevista ao PSDB-Mulher.

PSDB-MULHER – Nesta semana o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, anunciou apoio à candidatura da senhora à reeleição, a iniciativa dissolve eventuais disputas em Palmas?

CINTHIA RIBEIRO – Fiquei muito feliz. Foi um divisor de águas. Há muito tempo não havia alguém do comando do PSDB se posicionando sobre a minha gestão. Sou a única prefeita de capital do PSDB. Sou a única mulher do PSDB no comando de uma capital e ainda estou à frente do PSDB-Mulher de Tocantins. Tudo começou lá atrás quando conversei com o presidente Bruno Araújo, o líder [do PSDB na Câmara] Carlos Sampaio [SP] e o governador [de São Paulo] João Doria que falaram que iriam apoiar a minha reeleição. Para eles, a  reconstrução do PSDB passa por dois pilares importantes: a participação das mulheres e o fortalecimento da participação da juventude. São duas bandeiras defendidas por eles e muito importante para a construção da democracia.

PSDB-MULHER – O presidente Bruno Araújo disse que sua reeleição é prioridade para o PSDB, é uma sinalização bastante expressiva, não?

CINTHIA RIBEIRO – Na conversa que tivemos, ouvi dele [Bruno Araújo], do governador Doria e do líder que a prioridade não era apenas para o PSDB, mas para o Brasil. Isso é muito importante. O posicionamento do presidente [Bruno Araújo] me deixou muito confortável.

PSDB-MULHER – A senhora tem algum receio?

CINTHIA RIBEIRO – Tenho…pois há uma distância entre discurso e a prática, por exemplo há um grupo de vereadores que quer ter certeza sobre os rumos da campanha municipal para poder decidir sobre entrar no PSDB, a resposta tem de ser rápida para tomada de decisão. Até aqui o presidente [ Bruno Araújo] tem honrado o proposito que fez comigo e não tenho dúvida alguma de que ele definirá essa situação do Tocantins. O PSDB já foi o maior partido que o nosso estado já teve e hoje encontra-se em total descrédito e que eu acredito que uma das grandes propostas que o presidente Bruno Araújo tem com o PSDB é reconstruí-lo em todos os estados.

PSDB-MULHER – A senhora é presidente estadual do PSDB-Mulher de Tocantins, mas afirma que vive com restrições do dirigente da legenda, como lidar com isso?

CINTHIA RIBEIRO – O dirigente do partido em Tocantins [ex-senador Ataídes Oliveira] foi enquadrado agora [a partir da posição anunciada pelo presidente Bruno Araújo], mas ele não para. Um dos grandes dissabores que a gente vive com ele é a misogenia clara que vem da condução dele no partido, não só com relação a mim, mas também a outras mulheres do partido, uma vez que ele não faz o repasse obrigatório de no mínimo 5% do fundo para ações com as mulheres. Eu sendo presidente do PSDB-Mulher estadual, fico impossibilitada de fazer essas ações. Ele é extremamente machista, com atitudes arbitrárias, que ao longo do tempo foram repreendidas pelas nossas líderes nacionais do PSDB-Mulher. Jamais recebi dele um relatório. A administração dele não é transparente. Ele recebeu, no ano passado, uma soma expressiva de dinheiro e repassou para candidatos de outros partidos, não do PSDB.

PSDB-MULHER – Em um ano e dois meses, a senhora já deixou sua marca na prefeitura de Palmas, segundo os tocantinenses.

CINTHIA RIBEIRO – Em pouco mais de um ano, 72% do  primeiro e segundo escalão são compostos por mulheres. As mulheres estão no comando das finanças, do trânsito, da Procuradoria-Geral do Município, comunicação, educação, entre outras áreas…Isso é muito bom.

PSDB-MULHER – A senhora confirma se transformou em um canteiro de obras?

CINTHIA RIBEIRO – Verdade. Só da prefeitura, com recursos próprios, são R$ 52 milhões aplicados em vários setores da cidade. Do CAF [Corporação Andina de Fomentos], um financiamento internacional, são US$ 60 milhões em obras de infraestrutura, pavimentação e iluminação, por exemplo.

PSDB-MULHER – Investindo em obras, como a senhora conseguiu pagar os passivos dos servidores municipais?

CINTHIA RIBEIRO – Em pouco mais de um ano, conseguimos revisar os contratos da prefeitura em vários setores, economizando 38%, o equivalente a R$ 48 milhões, será suficiente para a gente apresentar aos servidores para pagar os passivos, prometidos aos servidores e nunca cumpridos.  Eles receberão os passivos relativos aos anos de 2016, 2017, 2018 e 2019. Nós iniciamos essa programação agora em junho e ao longo dos próximos sete meses iremos pagar as progressões destes anos.