Alegria e entusiasmo marcam o XI Encontro Nacional do PSDB-Mulher

O XI Encontro Nacional do PSDB-Mulher, em Brasília, foi marcado pelo bom-humor, pela criatividade e originalidade, além de muita cor laranja e rosa. Mais de 400 filiadas saíram de vários locais do país de ônibus e avião para participar das votações na escolha da nova chapa do Secretariado Nacional, que reúne 81 nomes.

Do Rio Grande do Sul veio Gláucia Jardim, conhecida como Penélope Charmosa, chamou a atenção: de rosa da cabeça aos pés. “Até meu carro é cor-de-rosa. Tem cílios, sou conhecida como Penélope Charmosa”, disse a militante, uma das mais entusiasmadas da caravana gaúcha.

As irmãs mineiras Mirelle e Daniela vestiram fantasias estilizadas de princesa. Filiadas do PSDB afirmam que esta é uma forma de militância. “Temos o costume de vestir desta forma desde criança”, contou Mirelle. “Somos chamadas de ‘gêmeas da saúde’ por sermos enfermeiras”, acrescentou Daniela.

Bibi Alves trouxe do Pará dois ônibus com 78 mulheres. Segundo ela, “uma festa”. A caravana paraense viajou 1,9 mil quilômetros, de Belém a Brasília, em clima de alegria entusiasmo. “Acreditamos e lutamos por isso estamos aqui”, disse.

Do Pará, Bibi trouxe um grupo para dançar o carimbó, dança típica do estado. Vestidas com longas e coloridas saias, elas deram um espetáculo à parte.

Com óculos coloridos e muitos sorrisos, a gaúcha Lúcia Reis, ex-presidente do PSDB-Mulher de Porto Alegre, disse que essa empolgação que a liga ao partido. “As mulheres tucanas são fortes e maravilhosas”, ressaltou.

Livro

A presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, apresentou o livro, que conta história dos 20 anos do segmento, lançado nesta quinta-feira (30). Brincou com o ex-deputado José Aníbal, ex-presidente do Instituto Teotonio Vilela: “Quero agradecer por você vestir a nossa camisa”, em referência à camiseta do segmento.

A deputada federal Geovania de Sá (SC) contou parte da sua trajetória política. Segundo ela, sua eleição era dada como fracassada e surpreendeu: venceu e conquistou uma vaga na Câmara.

José Aníbal reiterou que o esforço das mulheres deve tomar como exemplo a Espanha onde superaram o número de homens na política. “Sou a favor da revitalização contínua”, disse Aníbal. “Eu conto muito com as mulheres.”

Samba

A vereadora Neuzinha de Oliveira, de Vitória (ES), puxou o samba e animou ainda mais a festa. Vestida de tucana, ela não deixou ninguém parado.