Notícias

Aprovado projeto de tucana que garante apoio para crianças filhas de dependentes

A Câmara Legislativa de São Paulo aprovou a proposta da vereadora Patrícia Bezerra (SP) que propõe a criação do Programa Voluntário Acolhedor para crianças recém-nascidas de mães dependentes de substâncias químicas e vítimas da violência do tráfico de drogas.

Pelo texto, o programa atenderá crianças recém-nascidas e em tratamento na Cidade de São Paulo, em qualquer dos equipamentos de saúde públicos municipais. Haverá estímulo à participação e difusão, pelos voluntários, do programa de Banco de Leite Humano, que integra o sistema de saúde e visa garantir qualidade no desenvolvimento de crianças em situação de vulnerabilidade.

“É com muita alegria que compartilho que nosso projeto do Programa Voluntário Acolhedor virou lei em São Paulo”, ressaltou. Agora recém-nascidos em risco de morte ou violência pela condição de dependência química da mãe poderão ser acolhidos por voluntários na cidade.”

A vereadora destacou que será formado um “banco de voluntários que serão qualificados e treinados” para promover o acolhimento.

“[Os voluntários] darão tempo de afeto e cuidados às crianças dentro de uma unidade de saúde. É uma forma de dar carinho e cuidado a crianças que estavam em risco. É um voluntariado de afeto”, disse.

*Com informações do perfil no Facebook da vereadora Patrícia Bezerra (SP).