Acompanhe

Tucanas participam de audiência no plenário com ministro da Educação

Deputadas do PSDB vão participar da audiência no plenário da Câmara ouvirá nesta quarta-feira (15), às 15h, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, para explicar à Casa os cortes no orçamento das universidades públicas e de institutos federais. A convocação foi aprovada por 307 votos a 82.

As convocações de ministros são mais frequentes nas comissões temáticas da Câmara. O ato de convocação exige a presença do ministro, diferentemente do convite, que pode ser recursado.

Antes de Weintraub, em 2015, o então ministro da Educação Cid Gomes teve de prestar esclarecimentos ao plenário em 2015 sobre declarações polêmicas contra o ex-presidente da Casa, Eduardo Cunha (MDB-RJ). O episódio levou à demissão de Cid Gomes.

Esperança

A deputada federal Rose Modesto (MS) afirmou que o momento é delicado na educação brasileira. Em entrevista ao programa Tribuna Livre, da rádio Capital FM, a tucana falou sobre o corte de 30% no orçamento de universidades e institutos federais.

“Estamos vivendo um momento delicado quando o assunto é educação no nosso país. Percebemos uma instabilidade dentro do Ministério da Educação (MEC), onde houve várias trocas de profissionais, e que acabou não dando sequência ao planejamento para a educação” afirmou a parlamentar.

“Temos esperança e expectativa de que o Congresso tenha a força necessária, independentemente de questões partidárias, de questões ideológicas, mas a educação deve ser bandeira de todo mundo”. Ela acrescenta que o investimento em educação reduz os gastos em outros setores, como segurança pública e saúde.

União

A deputada federal Shéridan Oliveira (RR) gravou um vídeo em que critica o corte de orçamento das instituições federais. “Quando se deixa de investir em educação, se coloca em risco essa e as futuras gerações do nosso país. A defesa à pesquisa, à docência e aos estudantes é a defesa do futuro do Brasil.”

Para Shéridan, o país se une nesta quarta-feira (15) nas manifestações em favor da educação que programadas em todo país. “O país está se unindo para amanhã [hoje], em um grande manifesto, para se posicionar contra os anúncios feitos pelo governo federal, que ameaçam universidades, pesquisas científicas e institutos em todo Brasil.”

*Com informações da Agência Câmara e do PSDB na Câmara.