Acompanhe

PSDB-Mulher faz aniversário: duas décadas de história e atuação

Há 20 anos nascia o PSDB-Mulher, o segmento que é hoje uma força no PSDB.  Em 15 de maio de 1999, foi criado o Secretariado Nacional do PSDB Mulher, durante a 5ª Convenção Nacional da legenda. Na ocasião, a  então deputada federal Yeda Crusius (RS) assumiu a presidência da Comissão Executiva Nacional.

A partir daí, as mulheres tucanas prosseguiram na luta por mais espaços na organização política do PSDB no país. Um ano antes, em agosto de 1998, o então presidente nacional do PSDB, ex-governador e ex-senador Teotonio Brandão Vilela Filho (AL), abriu as portas da casa dele para receber as mulheres que reivindicavam mais espaço na legenda.

Assim, o PSDB-Mulher, ainda como projeto, foi adiante, no final da década de 90. “Nós invadimos a casa do Teotônio Vilela e fomos muito bem recebidas por ele”, lembrou a Yeda Crusius (RS). “Ele foi excepcional conosco.”

Logo depois, também em 2000, foi aprovado o Regime Interno do Secretariado Nacional do PSDB Mulher e elaborada a primeira versão da Cartilha do Curso de Formação Política para Mulheres tucanas.

Um mês depois, com apoio do Instituto Teotônio Vilela (ITV) e de seu então presidente, Lúcio Alcântara (CE), foi realizada uma sequência de reuniões de trabalho em Brasília.

Em maio de 2000, o site do PSDB-Mulher entra no ar, divulgando as ações das tucanas, ampliando a comunicação em todo país e tornando-se um canal de contato fundamental no ambiente político.

*Da Redação