MS: PSDB quer ampliar participação feminina em 2020

A presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Mara Caseiro,  reeleita para mais um mandato à frente do PSDB-Mulher do estado, foi elogiada pelo presidente estadual da legenda, Sérgio de Paula, que destacou sua experiência e competência. Para ele, é fundamental ampliar a participação feminina nas próximas eleições a partir da qualificação das mulheres.

Sérgio de Paula afirmou que pretende qualificar novas lideranças femininas, por meio do Instituto Teotônio Vilela (ITV) e ampliar a participação das mulheres na chapa que vai disputar as eleições municipais de 2020.

“Não é só trazer a mulher para ser candidata. Temos hoje a presidente Mara Caseiro que vai conduzir este trabalho. Ela foi prefeita, foi deputada, está dentro do governo, tem uma grande experiência, e tenho certeza que ela vai fazer um grande trabalho, trazendo novos quadros para disputar as eleições em Mato Grosso do Sul”, afirmou.

A afirmação de Sérgio de Paula foi concedida durante entrevista ao programa “Tribuna Livre”, da FM Capital de Tocantins.

Qualificação

A partir da qualificação e da escolha de mulheres preparadas, o presidente regional do PSDB acredita que não será difícil para o partido ampliar a participação feminina na disputa que se avizinha.

O PSDB do Mato Grosso do Sul tem duas deputadas federais Rose Modesto e Bia Cavassa, além de duas prefeitas de Corguinho e Iguatemi Marcela Lopes e Doutora Patrícia, respetivamente, e mais quatro vice-prefeitas (Ivinhema, Jateí, Juti e Porto Murtinho). Há ainda 25 vereadoras em Mato Grosso do Sul.

“Temos que buscar novos quadros, buscar essas mulheres, porque elas representam 52% do eleitorado e temos que tratar isso com carinho, e fazer o maior número de vereadoras nas próximas eleições”, disse Sérgio de Paula.

Espaços

Para Mara Caseiro, o número de mulheres atuando no campo político só vai ser ampliado a partir da aprovação de leis que garantam pelo menos 30% dos assentos para elas nas casas legislativas de todo o País.

“Nós sabemos a dificuldade das mulheres para atuar na política. Ainda não é fácil. Ainda há preconceito, mas nós estamos aí, rompendo barreiras, vencendo desafios, e nos fazendo presentes nos espaços de poder”, disse Mara Caseiro.

Em seguida, a tucana apelou: “Faço aqui um chamamento para as lideranças femininas do nosso partido, para acentuarmos o movimento por mais mulheres na política. E não dá para falar nisso sem essa lei que determine a cota. Só assim promoveremos a igualdade”.

*Com informações da assessoria da Mara Caseiro, presidente do PSDB-Mulher do MS.