Notícias

Mariana Carvalho propõe debate sobre gestões compartilhadas

Por solicitação da deputada federal Mariana Carvalho (RO), a Comissão de Educação da Câmara promoveu audiência pública sobre as gestões compartilhadas entre educação, saúde e segurança. A sessão foi realizada na presença de autoridades militares e civis do Distrito Federal e Rondônia, além dos parlamentares.

“Quando conseguimos fazer com que essas áreas diferentes atuem juntas, trabalhamos a prevenção, a mediação de conflitos, a valorização da vida e o envolvimento familiar na educação dos estudantes. São ações que combatem a evasão escolar, o abandono da sala de aula”, afirmou a tucana.

Para Mariana Carvalho, fazer com que essas gestões avancem no país é uma das garantias para uma educação de qualidade.  Segundo ela, é importante continuar trabalhando para que essas gestões aconteçam na prática e sejam eficazes.

“Temos exemplos de diagnósticos que são feitos por professores dentro da sala de aula.  Podemos resolver muitos problemas e fazer com que a saúde e a segurança pública estejam ligadas, de fato, à educação no nosso país.”

A vice-presidente da Comissão de Educação, deputada Rose Modesto (MS), destacou a economia de tempo e recursos gerada pelas gestões compartilhadas.

“Cada programa apresentado aqui fazem a segurança pública e trabalham isso na escola, com prevenção. Na saúde, é possível trabalhar a questão das doenças, da gravidez precoce e tantas outras, que redundam na evasão. Ao trabalhar isso de forma organizada e planejada temos um resultado muito maior”, afirmou.

*Com informações da Liderança do PSDB na Câmara.