Acompanhe

Mara Gabrilli defende Teste do Pezinho Ampliado

A senadora Mara Gabrilli (SP) destacou a importância do chamado Teste do Pezinho Ampliado, que pode detectar cerca de 50 doenças e não apenas seis patologias, como ocorre atualmente no exame oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Mara Gabrilli ressaltou que o Instituto Vidas Raras busca assinaturas para a campanha que visa implementar o Teste do Pezinho Ampliado na rede pública de saúde. O objetivo é recolher mil assinaturas.

“Atualmente, com exceção do Distrito Federal, que oferece a triagem neonatal de forma ampliada na rede pública, o Teste do Pezinho só é disponibilizado na rede particular e o custo do exame pode chegar até R$ 1 mil”, disse a senadora.

A parlamentar lembrou que a Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/15), relatada por ela na Câmara dos Deputados com o apoio da sociedade civil, determina ao SUS “desenvolver ações destinadas à prevenção de deficiências por causas evitáveis, inclusive por meio de aprimoramento e expansão dos programas de imunização e de triagem neonatal”.

*Com informações da assessoria da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP).