Notícias

PSDB-Mulher de SP tem sua primeira roda de conversa com o prefeito Bruno Covas

O PSDB-Mulher da cidade de São Paulo, presidido por Cidinha Almeida, fez no último sábado (2) uma roda de conversa com o prefeito Bruno Covas. Intitulado “Ele por Elas”, o evento tem como objetivo debater as políticas públicas voltadas para o público feminino e abrir espaços para sugestões e ideias sobre o tema. No encontro, o prefeito tucano contou sobre as ações que tem encapado para otimizar o atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade. A primeira delas foi dividir tarefas entre duas Secretarias Municipais chaves para esta estratégia: de Assistência Social e de Direitos Humanos.

“Esses dias mesmo a gente teve uma reunião na prefeitura que aceitei um desafio que é organizar a cidade. Nessa linha de organização está as ações que a prefeitura tem em relação à mulher”, disse Covas.

Em seguida, contou como ficou a divisão de atribuições entre as Secretarias.

“Resolvemos fazer uma divisão e tudo que for centro de referência, atendimento a mulher vítima de violência, qualquer tipo de explicação, curso e atenção, isso ficará com a Secretaria de Direitos Humanos. E tudo que for acolhimento será o trabalho da Secretaria de Assistência Social”.

Bruno Covas que, após está ação, a prefeitura junto às Secretarias começou a fazer um mapeamento das regiões que não tem nenhum tipo de assistência às mulheres. A partir desse mapa, irá promover uma estratégia para cobrir todas as áreas, em especial, aquelas com maiores índices de violência contra a mulher.

“Com isso, começamos a mapear onde estão sobreposições de trabalho. Temos regiões que há um grande número de violência à mulher e que estão descobertas de centros como esse, um desses lugares é o Jaçanã. Esperamos em breve inaugurar a Casa da Mulher Brasileira”, adiantou o prefeito.

Cidinha Almeida afirmou que o encontro foi muito positivo e importante como ponta pé inicial para a promoção de outras rodas de conversa.

“O PSDB-Mulher de SP está muito feliz com a primeira inciativa. O prefeito Bruno Covas veio de forma muito espontânea para falar sobre políticas para as mulheres que ele está desenvolvendo no seu mandato e também ouvir da gente sugestões. Ele também nos ofereceu o melhor. Nos propôs, inclusive, que para o futuro façamos essas rodas de conversas com secretários e secretárias municipais”, contou a presidente do PSDB-Mulher de SP com empolgação.

Cidinha Almeida afirmou que as participantes do segmento ficaram muito satisfeitas ao perceber que o prefeito tem a visão de que as minorias precisam de políticas públicas específicas para terem seus direitos garantidos.

“Ele sabe que as pessoas têm que ser tratadas iguais. Homens, mulheres, brancos, negros, gay, héteros. Mas elas têm as suas necessidades específicas e as políticas públicas precisam enxergar isso, senão não são políticas públicas eficientes. Não são eficazes para atender os interesses das pessoas”, disse.

Reportagem Shirley Loiola