Notícias

Bia Cavassa: a trajetória política da 9ª deputada a compor a bancada feminina do PSDB na Câmara

A Câmara dos Deputados terá mais uma representante feminina tucana no próximo dia 1º de fevereiro, data da posse dos deputados e senadores para a próximalegislatura. A vaga de Tereza Cristina, que foi indicada para ser muito ministra da Agricultura, seria de Geraldo Resende (PSDB-MS), primeiro suplente. No entanto, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, divulgou em dezembro que o tucano ocupará o cargo de secretário de Saúde do seu governo. Com isso, Bia Cavassa, segunda suplente, irá assumir a cadeira e será a nona tucana da bancada feminina do PSDB. Com 17.834 votos, Bia havia ficado como segunda suplente em cargo na Câmara Federal pelo PSDB nas eleições de 2018.

Trajetória 

Beatriz Rosália Ribeiro Cavassa de Oliveira nasceu no coração do Pantanal, na cidade de Corumbá́. Segunda filhade quatro irmãos, Bia, como é conhecida, cresceu em uma cidade que na época vislumbrava o progresso. Nas décadas de 70 e 80, Corumbá era a segunda cidade mais importante do Mato Grosso Integrado.

Filha de pedagoga, a professora Elza Ribeiro Cavassa e do funcionário de carreira do Banco do Brasil, Ronil Cavassa, Bia dedicou-se aos estudos e à dança, sendo uma aplicada bailarina, com várias apresentações públicas registradas.

A tucana formou-se na UFMS – Campus do Pantanal. Concluiu o curso de Pedagogia, com especialização em supervisão escolar, sendo pós-graduada em Metodologia do Ensino.

Em 1989 conheceu seu futuro marido Ruiter Cunha de Oliveira. Casaram-se em 30 de setembro de 1995, e a partir daí vivenciaram 22 anos de matrimônio e muitas parcerias no trabalho. Com Ruiter teve um casal de filhos: Rodrigo e Rafaela, que hoje são jovens estudantes.

Em 2004, esteve ao lado de Ruiter em sua primeira campanha política para Prefeito de Corumbá. A partir daí a parceria entre os dois só deu bons frutos: em todos os mandatos de Ruiter (2005-2012 e 2017, ate seu falecimento em 01 de Novembro daquele ano), Bia Cavassa foi ativa, ocupando cargo de secretária e assim criou os programas:

POVO DAS ÁGUAS – Um programa que leva assistência médica, odontológica e social, cestas básicas, remédios e principalmente inclusão e cidadania para a população ribeirinha pantaneira.

MÃE CRECHEIRA – Um projeto para garantir a permanência de crianças matriculadas na creche durante as férias, porque muitos pais não têm onde deixar seus filhos. Mães desempregadas participam do projeto e recebem remuneração temporária.

SE ESSA RUA FOSSE MINHA – Alamedas, vielas e pequenos trechos de rua que não receberam asfalto recebem lajotamento realizado pelos próprios moradores locais, que recebem material, treinamento e remuneraçãoda Prefeitura.

CASAMENTO COMUNITÁRIO – Bia constatou que muitos casais gostariam de oficializar sua união estável em um matrimonio civil, mas não tinham recursos financeiros para isso. Sensibilizada, Bia organizou diversos casamentos coletivos, realizando o sonho desses casais.

PREFEITO PRESENTE – Observadora e preocupada em aproximar o poder público da população, Bia Cavassa criou esse programa que estimula o contato da populaçãolocal com os diversos serviços da Prefeitura e em especial, um contato mais próximo com o Prefeito, Secretários e diversos gestores que que aproveitam a oportunidade da ocasião para conversar com moradores, liderança e assim observar e entender a realidade de cada bairro, para ações futuras.

Em Ladário, Bia Cavassa foi superintendente de Projetos Sociais e também da Casa da Cidadania, Justiça e Inclusão Social. Em 2016 assumiu a Secretaria Especial de Políticas Públicas, Sociais e Cidadania, onde pode aplicar todo seu conhecimento e experiência em programas desenvolvidos em Corumbá.

Reportagem Tainã Gomes de Matos com informações da assessoria de comunicação da parlamentar