Notícias

Cibele Moura defende políticas públicas que incentivem a independência financeira das brasileiras

A deputada estadual eleita por Alagoas, Cibele Moura(AL), elogiou o programa do Ministério Público de São Paulo, em parceria com o Tribunal de Justiça e Prefeitura que está conseguindo emprego para as mulheres vítimas de violência doméstica. Segundo reportagem do Jornal Nacional, de cada quatro mulheres que sofrem agressões, uma não denuncia o agressor porque depende financeiramente dele.

“Eu acho que quando a gente resolve a questão financeira feminina a gente abre portas. Acho que o mercado de trabalho é o melhor caminho. Quando incluímos a mulher e ela melhora a autoestima, alcança a sua independência financeira e percebe que ela não precisa aceitar calada a violência”, disse.

Para a tucana, transpor essa barreira é também papel do Estado e que o governo precisa criar oportunidade abrindo vagas, dando curso quando necessário. “Profissionalizando essas mulheres a gente de fato ajuda e iolência diminui”, afirmou.

O programa do Ministério Público paulista já conseguiu emprego para 20 mulheres e outras estão passando por processos seletivos em seis empresas. Cada emprego livra uma mulher da violência doméstica.

“O papel do Poder Público é criar mecanismos que faça com que a mulher ela entenda o seu real papel dentro da família, que é ser o que quiser, fazer o que quiser e ser livre”, completou a tucana.

Reportagem Tainã Gomes de Matos com informações do Jornal Nacional