Notícias

Tucanas reiteram apoio à Yeda Crusius e querem mais mulheres na disputa pela presidência estadual

A candidatura da deputada federal Yeda Crusius (RS) à presidência do PSDB incentiva outras tucanas a disputarem cargos de comando. Essa é a opinião da presidente de honra do secretariado, Solange Jurema(AL), afirmando que Yeda está fazendo jus ao lema escolhido para seu mandato frente ao PSDB-Mulher “Nossa política é ampliar espaços”. Na última quinta-feira (17), o nome de Tetê Santos foi lançado para a candidatura da presidência estadual no Pará, o que, para ela, demonstra o início de um movimento de crescimento feminino dentro da sigla.

“As mulheres têm falta de oportunidade. A candidatura da Yeda e a candidatura de outras tucanas nos diretórios estaduais faz com a gente tenha possibilidade de ocupar mais postos de comando e assim lutar pelas nossas bandeiras. Atualmente, o partido não tem nenhumapresidente mulher no Brasil inteiro”, lamentou.

Solange ressaltou a importância do cargo de presidente estadual e a necessidade do partido se adequar à tendência mundial de luta pela igualdade de gênero. “A presidência estadual é posto estratégico e importantíssimo para todas nós. Acho que a gente está vivendo um novo momento na política em que as pessoas estão querendo mudanças. Nós mulheres somos esta mudança. A ascensão feminina é um movimento mundial”, completou.

Aumento da bancada 

A deputada federal eleita pelo Acre, Mara Rocha, destacou o aumento da bancada feminina tucana no Congresso como exemplo de boa gestão de Yeda Crusius junto ao PSDB-Mulher nas eleições de 2018.

Em comparação com 2014, a bancada tucana feminina registrou um crescimento de 60%. Nas assembleias legislativas, houve um aumento de 30%. Além disso, Mara Gabrilli foi eleita senadora por São Paulo com mais de 6 milhões de votos.

“Yeda mostrou que sabe muito bem comandar o partido. Foi uma excelente governadora e conseguiu aumentar o número de mulheres em um momento muito difícil para a política brasileira e para o próprio partido. Agora precisamos nos lançar e ocupar cada vez mais espaços na sociedade como um todo”, disse a deputada.

Com 40.047 votos, alcançando a marca de ser a deputada mais votada no Acre para a Câmara dos Deputados, Mara Rocha incentiva a atitude proativa das mulheres em quererem se colocar na disputa por cargos estratégicos. “Precisamos confiar mais na nossa capacidade de liderança e disputar de igual para igual os espaços dentro e fora do partido. Nós mulheres temos direito de pleitear o que nós quisermos. Precisamos fazer uma campanha para colocar mulheres no comando dos estados”, concluiu.

Reportagem Tainã Gomes de Matos