Notícias

Tucana se opõe ao novo mandato de Nicolás Maduro na Venezuela

O Ministério das Relações Exteriores reafirmou sua oposição ao novo mandato de Nicolás Maduro na Venezuela, em nota oficial divulgada na noite da última quinta-feira (10). Maduro tomou posse para um novo mandato na tarde do mesmo dia, contestado por vários países do mundo. O Itamaraty chamou Maduro de “presidencial ilegítimo” e reafirmou o apoio à Assembleia Nacional.

A coordenadora de Assuntos Internacionais do PSDB-Mulher, Tiana Azevedo, concorda com a posição do governo brasileiro, destacando que a Venezuela vem num processo de degradação há bastante tempo.

“A Venezuela não merece tamanha atrocidade que está acontecendo lá, então, o Brasil tem que se posicionar assim como outros países. E devemos ficar muito alertas, porque está na nossa esquina do Norte. É um problema muito grande. É desumano o que vem acontecendo lá e o Brasil não pode compactuar com essa realidade”, afirma.

Tiana destaca o abandono de cerca de cinco mil venezuelanos todos os dias pelo governo. “As pessoas votaram com medo e a realidade ficou pior que estava. A falta de democracia no processo eleitoral é revoltante. Nós não podemos aceitar uma eleição que foi feita de uma forma imposta, onde a população não teve o direito de escolher livremente”.

A tucana fala com tristeza da situação do país ao lembrar que trabalhou muito com alguns temas relacionados à Venezuela. “É um país da América do Sul, é um país vizinho que chegou a ser um dos mais ricos da nossa região e hoje passa pelo que está passando pela baixa qualificação dos seus governantes que fazem uma administração pública não condizente com o que deve fazer.  A Venezuela precisa voltar ser a Venezuela de antes, uma das principais produtoras de petróleo, uma das nossas preferências. Ela está numa decadência que chega a ser deplorável”.

Reportagem Karine Santos, estagiária sob supervisão