Mafalda, 50 anos de feminismo em tirinhas

Mafalda, personagem de Quino, completa 50 anos e convida à reflexão sobre o machismo e o papel da mulher em suas aventuras com Susanita, Libertad e sua família.  Suas reflexões não deixam de ser atuais e desde sua concepção, a personagem tem sido reflexiva e combativa em questões como maternidade, guerra e infância.

Mafalda: Feminino Singular é a nova compilação das tirinhas de Quino da editora espanhola Lumen, que pretende mostrar o que faz da personagem um ícone da luta das mulheres.

O autor Quino declarou recentemente sua afinidade com a luta feminista: “Sempre acompanhei as causas de direitos humanos em geral e dos direitos das mulheres em particular, a quem desejo sorte em suas reivindicações”, disse ao jornal El País.

Entre cerca de 2.000 tirinhas publicadas por Quino desde 1963, Lola Albornoz, editora da Lumen e responsável pelo livro, diz que não foi difícil encontrar material suficiente para dedicar um volume de 140 páginas às reflexões de Mafalda sobre o papel das mulheres e críticas ao machismo de seu entorno. “Nunca tinha sido posto o foco editorial sobre este tema nas tirinhas. Mas não é só Mafalda se queixando sobre o papel feminino, é a menina que convidando à reflexão”, diz Albornoz.

*Com informações do El País