O PSDB recebeu com grande pesar a notícia do falecimento de José de Anchieta Júnior, ex-governador de Roraima. O tucano faleceu na noite de quinta-feira. Anchieta sofreu um infarto quando jantava com a filha mais nova, Lara. Ele foi levado ao hospital, mas não resistiu.
“Informamos a todos que desejam prestar suas homenagens a que serão realizados dois cultos ecumênicos. Nesta sexta-feira, às 16h, e amanhã, [sábado, às 9h], no Ginásio Senador Hélio Campos, onde o corpo está sendo velado. Após a cerimônia de amanhã o corpo saíra em cortejo pela cidade e depois será levado para Fortaleza (CE), onde será sepultado”, diz comunicado da assessoria. O ginásio fica em Boa Vista (RR).
COMOÇÃO
O ex-governador tinha 53 anos. Ex-esposa de Anchieta, a deputada Shéridan (RR) estava em viagem oficial no Marrocos quando recebeu a notícia. Ela participava da Conferência Internacional sobre Migração, grave problema que afeta Roraima e que, como lembrou, era uma causa dele, pai das duas meninas da parlamentar do PSDB.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Shéridan pediu orações aos seguidores e informou que estava tentado retornar ao Brasil para dar o último adeus a Anchieta. “Podia escrever uma nota. Mas nada que eu escrevesse nesse momento poderia expressar o que estou vivendo agora”, disse emocionada (assista abaixo).
Em nota, o líder do PSDB na Câmara, deputado Nilson Leitão (MT), afirmou que a bancada recebeu a notícia com profundo pesar. “Nossa solidariedade e orações aos familiares e amigos, em especial a nossa querida companheira de bancada, deputada Shéridan e suas filhas. Estamos ao lado de vocês neste momento de profunda dor. Nossos sentimentos também ao povo de Roraima pela perda de um homem público que sempre esteve a serviço do Estado e, em especial, daqueles que mais precisam”.
Também em nota, o presidente nacional do partido, Geraldo Alckmin, diz que a legenda “lamenta profundamente a perda prematura do ex-governador”, “um dos mais valorosos quadros do PSDB”.
De acordo com o portal G1-RR, em frente ao hospital no qual Anchieta foi levado, muitos amigos do político e autoridades se aglomeravam em busca de notícias. Após a confirmação da morte, houve muita comoção.
Anchieta era engenheiro. Cearense, se mudou para Roraima em 1991. Em 2004, assumiu seu primeiro cargo público como secretário de Estado de Infraestrutura, além de assumir temporariamente a Secretaria de Estado de Articulação Municipal. Foi presidente do Conselho Rodoviário Estadual e membro do Comitê Gestor para Assuntos Fronteiriços.
Foi eleito vice-governador na chapa de Ottomar Pinto, em 2006. Ficou no cargo durante dois anos e se tornou governador após o falecimento de Ottomar. Em 2010 foi reeleito governador. Em sua gestão, Roraima passou por um período de crescimento econômico, sendo o estado da região Norte que mais cresceu em 2011, segundo o IBGE.
A governadora Suely Campos decretou luto oficial de cinco dias em Roraima e a prefeitura de Boa Vista, três dias a contar desta sexta-feira. “Neste momento de perda e profunda dor, solidarizamo-nos à família, aos amigos e a todo o povo de Roraima, rogando a Deus que os conforte em sua infinita bondade”, escreveu Suely.
“Foi com pesar que recebi a notícia do falecimento do ex-governador de Roraima, José de Anchieta Júnior. Meu abraço e sentimento aos familiares”, publicou o presidente Michel Temer no Twitter.
Nas redes sociais, vários políticos lamentaram a perda. A deputada Yeda Crusius (RS), por exemplo, ressaltou o período conciliador do correligionário. “Muito triste com a notícia da morte do querido ex-governador José de Anchieta. Sempre presente honrando o PSDB, conciliador, parceiro. Sentimentos à Shéridan e família”.
*Do PSDB na Câmara