Tucanas destacam prioridades defendidas pelo PSDB em encontro com Bolsonaro

Após encontro com o presidente da República eleito, Jair Bolsonaro, na quarta-feira (5), a bancada do PSDB na Câmara dos Deputados reiterou o compromisso com as grandes reformas necessárias ao desenvolvimento do Brasil. Em entrevista, o líder do partido na Câmara, deputado Nilson Leitão (MT), afirmou que a legenda apoiará o governo na aprovação de reformas como a da Previdência, tributária e do Estado por considerar essa pauta fundamental ao país. Edna Henrique, eleita deputada federal pela Paraíba, participou da reunião e avaliou como positiva a aproximação.

“Foi muito positivo a gente escutar. Ele [Bolsonaro] ter esse respeito de manter contato com a bancada. É um ponto positivo! É uma forma de manter um bom relacionamento. E ficamos a disposição para uma união para fazer o melhor pelo nosso país, para a retomada do desenvolvimento. Nós estamos apresentando uma vontade de contribuir com projetos que cheguem à Câmara. Uma união em benefício do país. Esse clamor vai falar mais alto. Todo mundo tem que está unido para isso”, disse.

Deputada eleita pelo Acre, Mara Rocha, também marcou presença na reunião com o futuro presidente.  Ao detalhar os assuntos tratados no encontro, a tucana revelou que fez um apelo às necessidades do seu estado.

“No encontro, discutimos o alinhamento da agenda tucana com os projetos do futuro governo. Particularmente, tive o prazer de externar ao nosso Presidente os anseios do povo acreano de um governo federal que olhe com mais atenção às necessidades do nosso Estado. Fiquei muito feliz com o compromisso, externado por ele, de destravar as pautas ambiental e fundiária”, contou.

Bolsonaro falou aos parlamentares sobre a necessidade de apoio às pautas que possam destravar o país. Além das reformas, o presidente eleito considerou necessário reduzir a burocracia e a morosidade que travaram o desenvolvimento nacional nos últimos anos, especialmente em questões que passam pela obtenção de licenças ambientais e exploração de recursos naturais.

Direitos Humanos

A deputada e senadora eleita Mara Gabrilli (SP) aproveitou o momento para agradecer Bolsonaro pela manutenção do Ministério dos Direitos Humanos. Após encontro na semana passada com a parlamentar, o presidente eleito decidiu manter a pasta com status de ministério. “Não consigo imaginar um Brasil se desenvolvendo se não investirmos em políticas sociais para os mais vulneráveis. Se a gente consegue levar desenvolvimento nessa área, é uma forma de acelerar o crescimento do Brasil”, afirmou ela.

Bolsonaro chegou a se emocionar com as declarações da tucana sobre como mudou sua percepção a respeito dele após conhecer sua esposa, Michelle Bolsonaro, e atender ao pleito relacionado aos direitos humanos.

O futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, ressaltou as conquistas obtidas pelo país por meio do trabalho do PSDB e fez menção aos embates travados por parlamentares tucanos contra o PT. “Um partido que sempre se preocupou com a cidadania brasileira foi o PSDB. Esse é um momento histórico em que vamos superar divergências e encontrar as convergências. Temos respostas a dar à sociedade”, disse Lorenzoni, que esteve ontem na Liderança do partido na Câmara.

Reportagem Shirley Loiola com informações do PSDB na Câmara