Deputados do PSDB comemoraram nesta segunda-feira (3) a passagem do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e reafirmaram a importância de políticas e ações em defesa da cidadania inclusiva. A data tem o objetivo de informar a população sobre assuntos relacionados à deficiência. Além disso, busca conscientizar sobre a importância da inclusão em diferentes aspectos da vida social, como a política, a economia e a cultura.
Os parlamentares tucanos têm um vasto histórico de lutas e conquistas nessa área. Neste ano, a Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência da Câmara tem a presidência da deputada Mara Gabrilli (SP) e Eduardo Barbosa (MG) como vice-presidente.
Mara tem quebrado paradigmas ao longo de sua trajetória na vida pública. Foi a primeira titular da secretaria paulistana da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, e primeira deputada federal tetraplégica. Na Câmara, relatou a Lei Brasileira de Inclusão. Em 2018, se tornou a primeira brasileira a integrar o Comitê da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Agora, Mara se prepara para assumir o mandato de senadora da República.
Já Barbosa fundou e presidiu a Federação das Apaes de Minas Gerais, foi presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) e relator da Convenção Internacional da Pessoa com Deficiência, sancionada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Na Comissão da Câmara, os deputados participaram ativamente de debates de diversos temas. Entre eles, autismo e esclerose lateral múltipla (ELA). Cotas para contratação de pessoas com deficiência e as condições de acessibilidade no transporte aéreo também estiveram em pauta no colegiado.
Em postagem no Facebook, Barbosa destacou que o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é para valorizar e dar visibilidade a todos aqueles que, na diversidade, buscam os seus projetos. Mara, por sua vez, falou sobre seu orgulho e gratidão por todas as pessoas com deficiência do país. “Gente aguerrida, que mata um leão por dia para garantir seus direitos. Muito obrigada! Vocês são a energia que me motiva a continuar trabalhando e transformando realidades”, disse.
ROMPENDO BARREIRAS
Pelo Instagram, o deputado Floriano Pesaro (SP) fez menção à data recordando seu empenho em defesa dessa causa há mais de uma década. “Desde 2005 luto por essa causa, em especial no tocante à educação inclusiva”, destacou.
Como vereador na cidade de São Paulo, o tucano foi autor da lei que criou o Plano Municipal de Educação Inclusiva sobre a utilização da Língua Brasileira de Sinais (Libras), com o objetivo de dar acesso à informação nos logradouros públicos. Foi ainda o responsável pelo estabelecimento de datas simbólicas de luta, como das pessoas com dislexia e pela educação inclusiva.
“Agora, como deputado federal, relatei favorável a um projeto de lei que prevê cópias do estatuto da pessoa com deficiência em escolas públicas e privadas”, recordou o deputado.
Também destacando a importância da data, o deputado Lobbe Neto (SP) afirmou que todos têm direito à diferença e à igualdade de oportunidades. “É isso que pedimos no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Romper barreiras, abrir portas: por uma sociedade inclusiva para todos”, ressaltou.
(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)