Notícias

Político paraibano, pai de Iraê Lucena, é homenageado no Senado

Foto: Divulgação

Humberto Coutinho de Lucena, um dos políticos mais influentes da Paraíba, foi homenageado na última quarta-feira (28) no Senado Federal, onde foi presidente por oito anos. “Ala Senador Humberto Lucena” é agora o nome do corredor das lideranças partidárias do Senado, situado no segundo andar do Bloco C, do Anexo 2, da Casa.

Iraê Lucena, presidente do PSDB-Mulher da Paraíba, é filha de Humberto. Presente na cerimônia de inauguração, ela falou da felicidade pela homenagem feita a seu pai.  “Não temos palavras para essa homenagem. Foram 44 anos de vida pública de Humberto Lucena. Ele era uma pessoa de alma muito pura. Sempre fazia questão de conciliar a atividade pública e a vida familiar. Quando estava em casa, praticamente esquecia a figura pública e passava a ser o esposo, pai e avô querido”.

Advogado, Humberto estudou Direito na Universidade Federal de Pernambuco. Foi deputado estadual e federal pela Paraíba e em 1979 foi eleito senador da República. Presidiu o Senado entre os anos de 1987 e 1995. Humberto Lucena nasceu em João Pessoa em 1928 e faleceu em abril de 1998 em São Paulo.

A proposta (PLS 14/2018) de homenageá-lo é de autoria do senador tucano Cássio Cunha Lima, aprovada pela Comissão Diretora do Senado. Em suas redes sociais, Irâe agradeceu a homenagem. “Dia muito especial para nós da família Lucena com a inauguração da Ala Senador Humberto Lucena no Senado Federal. Gratidão aos senadores e senadoras e, em especial, aos senadores da PB Cássio Cunha Lima, autor da propositura, José Maranhão e Raimundo Lira.”

*Reportagem Karine Santos, estagiária sob supervisão