Próxima edição do Miss França terá júri exclusivamente feminino

O canal de televisão francês TF1 anunciou que o júri da 89ª edição do Miss França será formado apenas por mulheres pela primeira vez na história. “Nós queríamos um júri exclusivamente feminino. Quem melhor do que mulheres para julgar mulheres? ”, disse a diretora geral da empresa Miss França, filial do grupo de produções audiovisuais Endemol, Selvie Tellier.

O TF1 fez o anúncio depois de uma edição anterior ter dado relevância a luta feminista em resposta a campanha #MeToo. A cerimônia que ocorrerá no dia 15 de dezembro, em Lille, no norte da França, é um dos programas de maior audiência do canal. Em 2017, o número de telespectadores chegou a 8,8 milhões.

O título de Miss França está sendo disputado por 30 representantes regionais. No ano passado a vencedora foi Maëva Couke, miss Nord-Pas-de-Calais. Maëva sucedeu a Miss Guiana Francesa, Alicia Ayles, que foi vítima de vários ataques racistas quando venceu o concurso em 2016.

As concorrentes irão participar de um espetáculo com referências ao circo Bollywood e a super-heroínas. Os espectadores e as juradas vão escolher as cinco finalistas. Depois disso, mensagens de textos e telefonemas do público irão definir quem será a Miss França desta edição.

*Com informações do Portal G1