Notícias

De acordo com IBGE, tendência das mulheres serem mães após os 30 anos tem aumentado

O perfil das mães brasileiras tem se alterado nos últimos dez anos. Dados do IBGE mostram que somente 23% das mulheres engravidavam entre os 30 e 39 anos em 2007. Já em 2017, um terço das mães brasileiras tinham mais de 30 anos. Por outro lado, o número de mães entre os 20 e 29 anos caiu. Em 2007, elas representavam mais da metade do índice, no ano passado o número ficou abaixo dos 50%.

Ter uma boa colocação profissional passou a ser uma preocupação primária das mulheres e a ideia ser mãe virou uma prioridade futura. Questionamentos sobre com quem deixar os filhos, se a condição financeira vai ser suficiente ou se vão ter uma boa estrutura para isso, tem levado ao adiamento da ideia de ter filhos.

Os avanços medicinais também deixam essas mulheres mais tranquilas para postergarem uma gravidez. A analista de tecnologia Monica de Menezes,de 32 anos, está investindo na carreira antes de ser mãe: “Vai ficando para depois. Vai demorar um pouquinho ainda. Hoje em dia a medicina está tão avançada que eu acho que até uns 40 dá para esperar”.

A fisioterapeuta Cristine Fiore foi mãe depois dos 30. “Ter filho depois dos 30 me trouxe essa maturidade. Eu atendo, eu tenho milhões de projetos, mas tudo voltado ao que eu posso fazer com ele”, disse ela em entrevista ao Jornal Nacional.

“A gente vê as organizações hoje fazendo planos de carreira e elevando a cargos executivos pessoas que estão preparadas. Então eu acredito sim que essa mulher conseguiu detectar no mercado que, se ela estiver mais preparada, ela estará nesse conjunto de pessoas que estarão sendo vistas de alguma maneira seja lá de onde for”, explicou a professora do Insper, Maria Elisa Moreira.

*Com informações do Jornal Nacional