Notícias

Número recorde de mulheres são eleitas nos Estados Unidos

Os norte-americanos foram às urnas para eleger seus deputados, senadores e governadores na última terça-feira (7).  Entre os eleitos para a Câmara dos Deputados, 98 foram mulheres, número recorde na história dos Estados Unidos. No Senado, 12 mulheres foram eleitas entre as 35 vagas disponíveis.

Entre os fatos que marcaram essas eleições também estão o pioneirismo de candidatos indígenas, mulçumanos e homossexuais. O democrata, Jared Polis, foi eleito no Colorado e será o primeiro abertamente homossexual a governar um estado norte-americano.

Duas indígenas foram escolhidas para a Câmara, Deb Haaland, no Novo México e Sharice Davids, do Kansas que também será a primeira pessoa LGBT a representar o estado no Congresso.

As mulçumanas Ilhan Omar, de Minnesota, e Rashida Tlaib, do Michigan foram eleitas para a Câmara dos deputados. Alexandria Ocasio-Cortez, democrata, nova-iorquina de 29 anos foi a congressista mais jovem eleita na história do país.

Muito críticas ao presidente Donald Trump, as mulheres deram impulso aos Democratas, conseguindo recuperar o domínio da Câmara dos Representantes.

*Com informações da Revista Cláudia