‘Retrocesso’, diz Lêda Borges sobre eleição de só 2 deputadas em Goiás

Foto: Renan Accioly/Jornal Opção

A deputada estadual reeleita Lêda Borges (GO) lamentou a queda na representatividade feminina na Assembleia Legislativa goiana. Para ela, a eleição de apenas 2 deputadas significa um “retrocesso” das mulheres na política.

Em 2014, quatro deputadas compuseram a bancada feminina no legislativo de Goiás.Já em 2018, este número foi reduzido em 50% e a representatividade caiu para 4,8%.

Lêda Borges afirmou que o pequeno número de mulheres nos cargos de poder é uma questão cultural e que essa é uma realidade que demora a ser alterada. “Se olharmos para o passado, a confiabilidade que se tinha nas mulheres profissionais era pouquíssima e isso não faz muito tempo”, disse.

Segundo ela, a falta de incentivo e oportunidade são as principais causas da diminuição do número de deputadas estaduais. A parlamentar disse também que para avançar neste sentido, propostas que objetivam aumentar a participação feminina na política devem ser colocadas em ação para gerar iguais oportunidades.

“Ninguém luta para ser melhor ou pior, nós lutamos pela igualdade, para o equilíbrio da sociedade e do parlamento”, declarou a tucana.

2019-2022

A deputada comentou ainda sobre a responsabilidade para o próximo mandato. De acordo com ela, o dever aumenta porque apenas 2 mulheres atuam em defesa de políticas públicas para as mulheres no estado.

“O que nos difere é a forma de se olhar o mundo. Nós sabemos as necessidades porque passamos pelos mesmos problemas e podemos atuar no sentido de solucioná-los”, concluiu.

*Com informações do jornal Folha.com